CARTAS PARA/COM/DA(S) NOSSA(S) PESQUISA(S)
Resumo
Este texto constitui-se de um maço de cartas e escrituras para/com/da(s) nossa(s) pesquisa(s). A proposta é narrar a pesquisa somático-performativa desenvolvida durante 2020 e 2021, dentro do contexto pandêmico. Nesse período, o grupo de pesquisa Corpografias realizou práticas sensíveis, a partir de abordagens somáticas, que desencadearam produções escriturais e dançantes. Assim, cartas dançantes e dançadas foram meios utilizados pelo grupo para acionar e criar a investigação. A pesquisa guiada pela prática reforçou este paradigma como importante para as artes da cena, ao mesmo tempo em que viabilizou uma espiral de ações em nossas práticas, uma levando à outra, desencadeando uma pesquisa a partir do e com o corpo situado num contexto e numa singularidade, em que falas, rabiscos e danças compuseram um lugar/tempo da prática como pesquisa. PALAVRAS-CHAVE: Prática como pesquisa. Pesquisa somático-performativa. Dançarescrevendo. Escreverdançando. Pandemia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-12-30
Edição
Seção
CADERNO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).