VESTÍGIOS: imersões do corpo nos sambaquis
Resumo
Este artigo é uma atualização em texto das etapas de pesquisa, processo de criação artística e montagem de Vestígios, bem como de suas sucessivas apresentações públicas. Trata-se de uma obra criada na interseção entre as linguagens da dança, da videoinstalação, da performance e da land art, em diálogo com o artista Robert Smithson. Vestígios resultou de uma experiência de pesquisa e criação desenvolvida por mais de três anos nos sambaquis, cemitérios indígenas pré-históricos localizados na região de Laguna, Santa Catarina, com ênfase nos seus aspectos históricos, espaço-temporais, monumentais e sagrados, levando em conta a pesquisa do arqueólogo Paulo De Blasis. A experiência aqui relatada se deu através de imersões físicas de longas durações realizadas nesse ambiente e de seus efeitos na imaginação corporal da sua criadora, a partir do conceito de devir, de Gilles Deleuze. PALAVRAS-CHAVE: Instalação coreográfica. Arqueologia material e imaterial. Memória. Temporalidade. Performance.
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