n. 48 (2022): Prática como Pesquisa nas artes da cena

O dossiê Prática como Pesquisa nas Artes da Cena visa revelar alguns exemplos de pesquisa brasileira que têm acontecido nas intersecções possíveis que esse paradigma revela. O termo, traduzido por Ciane Fernandes (2013) do inglês Practice as Research – PaR, tem a intenção de organizar uma epistemologia que busca validar as práticas artísticas investigativas como pesquisa acadêmica. A PaR tem cada vez mais se desdobrado em práxis composta pela tríade não linear de ser-fazer-pensar. A pesquisa em artes que acontece através da práxis de PaR tem a obra criativa e seus processos como meio transdutor de investigação, ou seja, é através deles que a pesquisa acontece – e não com eles ou sobre eles. É sobretudo um modo de realizar pesquisa acadêmica em que (um)a prática integra a metodologia para se investigar temáticas diversas. A prática se torna o meio pelo qual a pesquisa é realizada; ela norteia a investigação e determina não somente a maneira de se pesquisar, mas também a forma de se refletir sobre pesquisa. Na PaR, ao invés de se articular pensamentos sobre a prática, estes são articulados, sobretudo, através desta prática, no caso, artística. Organização: Melina Scialom e Ciane Fernandes
SUMÁRIO
EDITORIAL. Prática como Pesquisa - Melina Scialom, Ciane Fernandes
EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 49 – Melina Scialom, Ciane Fernandes
1. Prática como Pesquisa na pesquisa em dança: laboratório e cotidianidade como método de investigação – Isabela Berto Tescarollo, Melina Scialom
2. Cartas para/com/da(s) nossa(s) pesquisa(s) – Oneide Alessandro dos Santos, Neila Baldi
3. Arquivo e/m performance: correspondência – Eduardo A. R. Santana, Morgana Poiesis
4. Ensaio da escrita somático-performativa: Prática como Pesquisa em dança – Sandra Corradini
5. A Prática urbana como Pesquisa pela/na cidade: a perspectiva do sensível através de corpos com deficiências – Carlos Alberto Ferreira da Silva, Natália Agla Angelim de Oliveira, Everton Lampe de Araújo
6. Laboratório de Performance – Franclin Correia da Rocha
7. Testemunhar o caminho: falar do corpo pelo corpo – Aline Seabra
8. O caldo da sopa: a prática artística desenvolvida a partir da abordagem metodológica da Prática como Pesquisa durante a iniciação científica na graduação em artes cênicas da Escola de Teatro da UFBA – Veridiana Andrade Neves
9. Pesquisa em artes da cena: reflexões epistemológicas em Prática – Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado
10. Vestígios: imersões do corpo nos sambaquis – Marta Soares
11. Performance da presença ou a arte do instante – Aícha Marques
12. Projeto Aroeira - O feminino e os afetos na Prática artística como Pesquisa em Teatro – Antônio Ricardo Fagundes de Oliveira