ANÁLISE DO ENCADEAMENTO DE OBJETIVOS AMBIENTAIS ESTRATÉGICOS AO PLANEJAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

ANALYSIS OF THE CHAIN OF STRATEGIC ENVIRONMENTAL OBJECTIVES TO SOLID WASTE PLANNING IN THE STATE OF SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.48853

Palavras-chave:

Encadeamento;, Planejamento de Resíduos Sólidos;, Avaliação Ambiental Estratégica;, Políticas Ambientais;, Tomada de Decisão.

Resumo

Embora particularmente relevante no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece o planejamento e gestão compartilhados entre União, estados e municípios, a integração antecipada da variável ambiental no processo decisório e o encadeamento das ações estratégicas ao longo dos diferentes níveis de planejamento não tem sido objeto de iniciativas sistemáticas por parte dos tomadores de decisão. Deste modo, o presente artigo é voltado para um estudo do encadeamento de objetivos ambientais estratégicos no planejamento de resíduos sólidos no estado de São Paulo, a partir do que estabelecem as políticas ambientais que incidem sobre o território brasileiro. Por meio de uma análise de compatibilidade entre objetivos que integram o quadro institucional de planejamento de resíduos sólidos no estado de São Paulo e os objetivos que direcionam a implementação de políticas ambientais no Brasil, percebe-se que, apesar de haver certo nível de aderência, há lacunas importantes relacionadas à falta de encadeamento entre as esferas analisadas e, sobretudo com relação aos planos municipais, objetivos de natureza conflitante entre o que se estabelece para o gerenciamento dos resíduos sólidos e as estratégias ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Celestino, Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto do RN

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRN e Graduada no Curso de Tecnologia em Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte -IFRN. Pesquisadora visitante no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Strathclyde, Escócia (2017). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI B do CNPq no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, Parnamirim-RN (2011-2013).

Marcelo Montaño, Universidade de São Paulo

Engenheiro Mecânico (USP), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP), pós-doutorado junto à Universidade de Liverpool e Livre-Docência (USP). Professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP desde 2008, é responsável pelas disciplinas Instrumentos de Política Ambiental, Impactos e Adequação Ambiental, Sistemas de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental, e Gestão Ambiental para Engenheiros. É orientador credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, onde desenvolve pesquisas na área de Instrumentos de Política Ambiental com ênfase para a Avaliação de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica.

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Celestino, J. E. M. ., & Montaño, M. (2022). ANÁLISE DO ENCADEAMENTO DE OBJETIVOS AMBIENTAIS ESTRATÉGICOS AO PLANEJAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANALYSIS OF THE CHAIN OF STRATEGIC ENVIRONMENTAL OBJECTIVES TO SOLID WASTE PLANNING IN THE STATE OF SÃO PAULO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 10(1), 93–106. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.48853

Edição

Seção

Artigos Originais