PRESENÇA DE POLUENTES DE LIXIVIADO NO SOLO E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM LOCAIS DE DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
PRESENCE OF LEACHATE POLLUTANTS IN SOIL AND GROUND WATER AT SITES OF INADEQUATE SOLID WASTE DISPOSAL IN BRAZIL: LITERATURE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.48325Palavras-chave:
Lixões, Aterros controlados, Lixiviação, ContaminaçãoResumo
A disposição de resíduos sólidos no solo de forma inadequada ainda é uma realidade em muitos municípios brasileiros. Segundo dados no SNIS de 2021, 54,9% das áreas de disposição de resíduos são lixões. A falta de remediação dessas áreas pós encerramento pode causar danos à saúde pública ao contaminar as águas subterrâneas através da infiltração de lixiviado pelo solo. Esse trabalho teve como objetivo analisar e organizar dados referentes a trabalhos de campo realizados em áreas de disposição de resíduos sólido. A consulta partiu de um material suplementar publicado em artigo em 2021 e foi complementada com busca nas bases de dados Science Direct, SciELO, Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, para o período de 01 de janeiro de 2020, a 01 janeiro de 2022. Ao todo foram 111 trabalhos selecionados, que geraram 254 grupos de dados referentes a água superficial, água subterrânea, lixiviado e solos superficiais, em profundidade e sedimentos. Foram selecionados os trabalhos que realizaram análises em mais de um meio (lixiviado, solo e/ou água subterrânea), isso reduziu o número de publicações para 31 trabalhos. Em seguida foi aplicado um novo filtro selecionando apenas os que realizaram mais de quatro campanhas de coletas de amostras, foram discutidos os dados gerados por 11 trabalhos. Os parâmetros que mais se destacaram nas análises de lixiviado, predominantemente alcalino, foram a condutividade, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), o nitrogênio amoniacal e o cloreto. As amostras de água subterrânea apresentaram altos valores de condutividade e cloreto. Alguns íons de interesse para a identificação gerada pela contaminação por lixiviado como Na, K, Mg e Ca não possuem valores de referência de qualidade (VRQ) orientados pela Legislação, o que compromete a discussão dos resultados. Os diferentes solos de cada sítio contaminado foram amostrados nas áreas de influência da contaminação por lixiviado e apresentaram concentrações acima do permitido pela legislação para alguns metais como Cd, Cr, Cu e Zn. É possível notar que o lixiviado exerceu influência na natureza do solo e água subterrânea amostrados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).