CIDADE RESILIENTE: VÍNCULO ENTRE AÇÕES PROPOSTAS PELA ESTRATÉGIA DE RESILIÊNCIA DE SALVADOR COM OS SEUS CHOQUES E ESTRESSES

RESILIENT CITY: LINK BETWEEN ACTIONS PROPOSED BY SALVADOR´S RESILIENCE STRATEGY AND ITS SHOCKS AND STRESSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.47300

Palavras-chave:

Estratégia de Resiliência Urbana, Choques, Estresses, Salvador

Resumo

Este trabalho objetiva analisar ações propostas na estratégia de resiliência da cidade de Salvador, Bahia, buscando identificar como elas se vinculam com os choques e/ou com os estresses identificados na cidade. Essa vinculação foi feita através da análise de conteúdo do documento de apresentação da estratégia de resiliência – Salvador Resiliente. A partir desse material, construiu-se uma base de dados no software Excel, contendo todas as 138 ações previstas e/ou realizadas para a cidade, vinculando-as aos choques e/ou estresses. Para tal, a pesquisa utilizou-se da técnica de painel de especialistas. Constata-se que todas as ações propostas se vinculam a pelo menos 1 dos 4 choques (deslizamento de terra, surto de doenças, inundações e alagamentos, insuficiência de serviços básicos) e a pelo menos 1 dos 6 estresses (pobreza e desigualdade, desemprego, crimes e violência, uso e ocupação irregular do solo, falta de mobilidade urbana, falta de acesso à educação adequada). “Inundações e alagamentos” foi o choque que apresentou a maior quantidade de ações vinculadas de curto e médio prazos, enquanto “pobreza e desigualdade social” foi o estresse com maior total de vínculos de médio e longo prazos. A grande maioria das 138 ações se vinculam a apenas 1-2 choques e/ou estresses enquanto menos de uma dezena de ações estão vinculadas simultaneamente a 5-6 choques/estresses. Ressalta-se, todavia, como principal desafio a construção de uma boa governança para a implementação de ações vinculadas a choques e/ou estresses que fujam à responsabilidade unicamente da esfera municipal, tais como: surto de doenças e crime e violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Marcia de Andrade Silva, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1979) e mestrado em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo - Ênfase em Produção Limpa pela Universidade Federal da Bahia (2010). Doutorado em andamento em Engenharia Industrial, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de edificações, desenvolvimento e concepção de projeto, gerenciamento de produção, orçamentos. Também tem experiência no gerenciamento de facilities/properties em edificações comerciais. Atua em consultorias aprimorando práticas de tecnologias limpas para prédios e eventos, buscando torná-los ambientalmente mais corretos. Como docente, ministrou a Disciplina Ecoeficiencia Predial, em curso de especialização promovido pela Universidade Federal da Bahia

José Célio Silveira Andrade, Universidade Federal da Bahia

- Pós-doutorado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Université Laval - Québec - Canadá (2008).

- Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000).

- Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1995).

- Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1987).

- Professor-Pesquisador Convidado da Universidad Politecnica de Madrid (UPM).

- Pesquisador Produtividade CNPq (2013-2016).

- Professor-Pesquisador do Programa de Engenharia Industrial (PEI) da Escola Politécnica da UFBA e do Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS).

- Professor do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública e Social do CIAGS. É vice-coordenador do grupo de pesquisa LABMUNDO (Laboratório de Análise Política Mundial) e pesquisador integrante da Rede TECLIM (Tecnologias Limpas e Minimização de Resíduos) e do CIAGS.

- Coordenador do projeto de pesquisa, financiado pelo CNPq, intitulado "ANÁLISE DOS CO-BENEFÍCIOS DOS PROJETOS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA NO BRASIL".

- Linhas de pesquisa: governança ambiental global, mudanças climáticas, mercado de carbono, inventario de gases do efeito estufa, pegada de carbono, mecanismos de desenvolvimento limpo, REDD+, cobeneficios projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa, energias renováveis e economia de baixo-carbono.

Andréa Cardoso Ventura, Universidade Federal da Bahia

- Pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

- Mestre e Doutora em Administração.

- Graduada em Direito e em Comunicação Social (habilitação em Relações Públicas).

- Professora da Escola de Administração, do Núcleo de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, todos ligados à UFBA

- Coordenadora do grupo de pesquisa Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono

- Principais linhas de pesquisa: conflitos socioambientais, governança ambiental, desenvolvimento sustentável, tecnologias sociais.

- Pesquisa atual: resiliência climática urbana.

Angélica Fabíola Rodrigues Prado, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal da Bahia (2016), graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia.

Pesquisa atual: resiliência urbana no contexto da indústria da construção

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Silva, A. M. de A. ., Andrade, J. C. S., Ventura, A. C., & Prado, A. F. R. (2022). CIDADE RESILIENTE: VÍNCULO ENTRE AÇÕES PROPOSTAS PELA ESTRATÉGIA DE RESILIÊNCIA DE SALVADOR COM OS SEUS CHOQUES E ESTRESSES: RESILIENT CITY: LINK BETWEEN ACTIONS PROPOSED BY SALVADOR´S RESILIENCE STRATEGY AND ITS SHOCKS AND STRESSES. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 10(1), 62–81. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.47300

Edição

Seção

Artigos Originais