PANORAMA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMARAJIPE, SALVADOR-BA

OVERVIEW OF SANITATION DRAINAGE AND WASTE SOLID MANAGEMENT IN CAMARAJIPE RIVER HYDROGRAPHIC BASIN, SALVADOR-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.47255

Palavras-chave:

saneamento básico, bacia hidrográfica, Salvador

Resumo

Em muitos locais no Brasil, a cobertura dos serviços públicos de saneamento básico ainda é incipiente para garantir a sua oferta a todos os cidadãos. Essa realidade se faz presente na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, onde a ausência e precariedade da prestação desses serviços essenciais têm se refletido na poluição das bacias hidrográficas e na exposição da população a diversas doenças. Por isso, este trabalho tem por objetivo apresentar o panorama dos quatro componentes do saneamento básico em uma bacia hidrográfica da cidade de Salvador, visando subsidiar ações que busquem a universalização dos serviços. O estudo utilizou como recorte espacial a bacia hidrográfica do Rio Camarajipe, tendo como fonte de dados o Projeto QUALISalvador, sendo avaliado o nível de adequação da cobertura e da qualidade da prestação dos serviços públicos de saneamento básico. Os resultados indicaram que a coleta dos resíduos sólidos e a cobertura da drenagem das águas pluviais são os serviços mais distantes da universalização, haja vista que pouco mais da metade dos domicílios eram atendidos adequadamente. Além disso, quando se avaliou em termos qualitativos, o déficit na prestação dos serviços públicos de saneamento básico se mostrou maior, como no caso do abastecimento de água, que apesar da cobertura de mais de 98% por rede de distribuição operada pela Embasa, mais de 15% dos domicílios por bairro apresentavam intermitência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Paiva Silva de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestre em Meio Ambiente, Água e Saneamento pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. 

Luiz Roberto Santos Moraes, Universidade Federal da Bahia

PhD em Saúde Ambiental (LSHTM/University of London), Professor Titular em Saneamento (aposentado) e Participante Especial (voluntário) do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento-MAASA da Escola Politécnica, do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho-PPgSAT da Faculdade de Medicina da Bahia e da Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia-RAU+E da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. 

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Oliveira, F. P. S. de ., & Moraes, L. R. S. . (2022). PANORAMA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMARAJIPE, SALVADOR-BA: OVERVIEW OF SANITATION DRAINAGE AND WASTE SOLID MANAGEMENT IN CAMARAJIPE RIVER HYDROGRAPHIC BASIN, SALVADOR-BA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 10(1), 24–35. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.47255

Edição

Seção

Artigos Originais