PANORAMA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMARAJIPE, SALVADOR-BA
OVERVIEW OF SANITATION DRAINAGE AND WASTE SOLID MANAGEMENT IN CAMARAJIPE RIVER HYDROGRAPHIC BASIN, SALVADOR-BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.47255Palavras-chave:
saneamento básico, bacia hidrográfica, SalvadorResumo
Em muitos locais no Brasil, a cobertura dos serviços públicos de saneamento básico ainda é incipiente para garantir a sua oferta a todos os cidadãos. Essa realidade se faz presente na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, onde a ausência e precariedade da prestação desses serviços essenciais têm se refletido na poluição das bacias hidrográficas e na exposição da população a diversas doenças. Por isso, este trabalho tem por objetivo apresentar o panorama dos quatro componentes do saneamento básico em uma bacia hidrográfica da cidade de Salvador, visando subsidiar ações que busquem a universalização dos serviços. O estudo utilizou como recorte espacial a bacia hidrográfica do Rio Camarajipe, tendo como fonte de dados o Projeto QUALISalvador, sendo avaliado o nível de adequação da cobertura e da qualidade da prestação dos serviços públicos de saneamento básico. Os resultados indicaram que a coleta dos resíduos sólidos e a cobertura da drenagem das águas pluviais são os serviços mais distantes da universalização, haja vista que pouco mais da metade dos domicílios eram atendidos adequadamente. Além disso, quando se avaliou em termos qualitativos, o déficit na prestação dos serviços públicos de saneamento básico se mostrou maior, como no caso do abastecimento de água, que apesar da cobertura de mais de 98% por rede de distribuição operada pela Embasa, mais de 15% dos domicílios por bairro apresentavam intermitência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).