LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS

REFLEXÕES SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO

Autores/as

  • Carlos Alberto Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.38248

Palabras clave:

Leitura literária, bibliotecário, responsabilidade social, competência profissional

Resumen

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a responsabilidade social do profissional da informação bibliotecário no fomento e disseminação da leitura literária para crianças em bibliotecas escolares no Brasil. Problema de pesquisa: como a leitura literária para crianças se vincula à responsabilidade social e competência profissional do bibliotecário no Brasil? Aborda o papel da leitura literária para crianças no desenvolvimento humano individual e social. Reforça a leitura literária para crianças como campo de atuação do bibliotecário contemporâneo. Evidencia a necessidade do desenvolvimento de variados perfis de competência do bibliotecário para que possa atuar nos múltiplos contextos das bibliotecas escolares brasileiras. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica que posiciona a leitura literária para crianças no escopo de competência do bibliotecário que atua em bibliotecas escolares, sob a égide da responsabilidade social enquanto demanda do mercado de trabalho na sociedade contemporânea. Conclui que o bibliotecário possui a responsabilidade social de comprometer-se com a difusão da leitura literária para a infância, seja atuando em bibliotecas escolares, seja contribuindo com a produção científica brasileira em Ciência da Informação.

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Biografía del autor/a

Carlos Alberto Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Técnico administrativo da (UFSC). 

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado I I vinculada aos cursos de mestrado e doutorado em Ciência da Informação da UFSC. 

Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora pela Universidad Carlos III de Madrid-Espanha (2016). Professora Associada III no Centro de Ciência da Educação, Departamento de Ciência da Educação da UFSC. 

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

Rodrigues, C. A., Caldin, C. F., & Jacintho, E. M. dos S. B. (2020). LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO. PontodeAcesso, 14(2/3). https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.38248

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