PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici <p><strong>Pontodeacesso</strong> é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência da informação (ICI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu objetivo é tornar acessíveis, livre e gratuitamente trabalhos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros da comunidade científica, focados em temas no campo de estudos da Informação. Além de artigos, debates e entrevistas, publica resenhas de publicações, de softwares e de modelos de gestão de informação e conhecimento.</p> <p>As submissões estão temporariamente fechadas.</p> pt-BR A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições. isasousa10@hotmal.com (Maria Isabel de Jesus Souza ) revistapa@ufba.br (Sérgio Franklin Ribeiro da Silva) dom, 10 out 2021 12:08:18 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/46704 Revista PontodeAcesso Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/46704 dom, 10 out 2021 00:00:00 +0000 A SOCIEDADE EM REDE E AS PRÁTICAS DE LEITURA NAS MÍDIAS SOCIAIS https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/44454 <p>Aborda o surgimento da sociedade e as práticas de leitura dos bibliotecários das instituições de ensino superior da cidade de Goiânia. Busca-se o conceito de ciberespaço e cibercultura, mostrando que o espaço territorial é ressignificado, atribuindo um sentimento de pertencimento, construindo identidades. A fundamentação teórica parte do histórico da leitura na sociedade, seguido com desenvolvimento dos meios de comunicação até a atualidade, com as mídias sociais. Apresenta a seguinte questão problema: quais evidências essas leituras realizadas no ciberespaço influenciam os bibliotecários das instituições de ensino superior de Goiânia? Para responder este questionamento, esta investigação se apoia em uma abordagem qualitativa, buscando respostas ao problema de pesquisa. Propõe-se, neste sentido, um estudo de caso e, também, uma pesquisa de caráter exploratória, procurando entender os reflexos destas leituras em ambiente virtual. Um dos caminhos apontados é a possibilidade de uma nova prática de interação, por meio das mídias sociais que se mostram um meio de comunicação eficiente, agindo como extensão humana. Conclui-se que as relações sociais e o papel do bibliotecário leitor nesse novo paradigma de comunicação e informação são cruciais em um território cada vez mais globalizado e conectado.</p> Johnathan Pereira Alves Diniz, Andréa Pereira dos Santos Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/44454 qui, 17 dez 2020 00:00:00 +0000 AS CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/34736 <p>Analisa na literatura estrangeira, entre os anos de 2005 e 2017, no sentido de entender quais são as contribuições da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta levantamento bibliográfico realizado na base de dados “<em>Library, Information Science and Technology Abstracts with Full Text</em>” por meio do website <em>EBSCO host</em>. A pesquisa teve como objetivos específicos realizar levantamento bibliográfico sobre a biblioteca escolar no exterior, analisar as contribuições da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem e verificar como a literatura estrangeira compreende a biblioteca no espaço escolar. O método utilizado foi revisão bibliográfica com abordagem quanti-qualitativa. Objetivou-se analisar artigos em língua inglesa que tratassem de estudos de caso sobre a biblioteca escolar a partir de experiências vivenciadas, principalmente, fora do Brasil. As leituras realizadas demonstraram as contribuições que a biblioteca escolar exerce no processo de ensino-aprendizagem, pois ela contribui de forma positiva na prática de leitura, escrita e no desenvolvimento do letramento informacional nos estudantes.</p> Andrea Pereira Santos, Lettícia Oliveira Sousa Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/34736 qui, 17 dez 2020 00:00:00 +0000 LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/38248 <p>O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a responsabilidade social do profissional da informação bibliotecário no fomento e disseminação da leitura literária para crianças em bibliotecas escolares no Brasil. Problema de pesquisa: como a leitura literária para crianças se vincula à responsabilidade social e competência profissional do bibliotecário no Brasil? Aborda o papel da leitura literária para crianças no desenvolvimento humano individual e social. Reforça a leitura literária para crianças como campo de atuação do bibliotecário contemporâneo. Evidencia a necessidade do desenvolvimento de variados perfis de competência do bibliotecário para que possa atuar nos múltiplos contextos das bibliotecas escolares brasileiras. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica que posiciona a leitura literária para crianças no escopo de competência do bibliotecário que atua em bibliotecas escolares, sob a égide da responsabilidade social enquanto demanda do mercado de trabalho na sociedade contemporânea. Conclui que o bibliotecário possui a responsabilidade social de comprometer-se com a difusão da leitura literária para a infância, seja atuando em bibliotecas escolares, seja contribuindo com a produção científica brasileira em Ciência da Informação.</p> Carlos Alberto Rodrigues, Clarice Fortkamp Caldin, Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/38248 qui, 17 dez 2020 00:00:00 +0000 CENTROS DE REFERÊNCIA EDNALVA BEZERRA https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26618 <p><strong> </strong>A violência doméstica é um problema que atinge mulheres de todas as faixas etárias, raça/etnia, religiões, classes sociais e graus de escolaridade. Configura-se como uma violação dos direitos humanos e impacta a integridade e o desenvolvimento social das mulheres com efeitos perversos em saúde física e psicológica. Este artigo aborda a violência contra as mulheres, e seu objetivo é de apresentar o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), uma política pública da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, específica de atendimento às mulheres em situação de violência do município de João Pessoa. O serviço oferece atendimento multiprofissional às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, por meio dos setores jurídico, social, psicológico, de arte-educação e terapia holística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental. Para apresentar e descrever a unidade informacional, utilizaram-se documentos do CRMEB. Os resultados indicaram que o CRMEB é uma unidade informacional fundamental no processo de empoderamento das mulheres, para romper com o ciclo de violência e desnaturalizar esquemas hegemônicos de gênero, e que a <em>práxis</em> de sua equipe delineia o acolhimento e o atendimento humanizado às usuárias e favorece a produção de conhecimentos pautados na autonomia delas. Portanto, a política pública especializada no enfrentamento à violência doméstica e o poder da informação são sobremaneira importantes para garantir os direitos das mulheres. </p> Kaliandra Oliveira Andrade, Izabel França Lima, Gisele Rocha Côrtes Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26618 qui, 17 dez 2020 00:00:00 +0000 MODOS DE ORGANIZAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO EM PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/37288 <p>Uma nova forma de comunicação científica se iniciou com o surgimento dos periódicos científicos, tais como <em>Journal des Sçavans</em> e <em>Philosophical Transactions</em>. Com o advento da <em>internet </em>e do periódico científico eletrônico, aumentou-se o número de periódicos científicos e publicações, acarretando uma maior preocupação com o tratamento da informação. Este estudo teve como objetivo a análise das formas de organização da informação nos <em>websites </em>dos periódicos científicos eletrônicos na área da Ciência da Informação brasileira, com ênfase na recuperação e acesso à informação. A metodologia foi a pesquisa descritiva, com levantamento bibliográfico e documental, com coleta de dados nas páginas dos <em>websites</em> dos periódicos científicos eletrônicos classificados no Qualis A1 e A2. O resultado alcançado foi de que 83% dos periódicos analisados utilizam <em>softwares </em>livre para editoração científica, 33% dos periódicos apresentam um índice de termos e o uso de tesauro para a seleção destes termos. Concluiu-se que os periódicos científicos podem explorar mais todos os recursos disponíveis para a organização, recuperação e o acesso à informação do conteúdo publicado.</p> Felipe Caldonazzo de Almeida Pereira, Maria Rosemary Rodrigues, Brígida Maria Nogueira Cervantes Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/37288 qui, 17 dez 2020 00:00:00 +0000 O VALOR NARRATIVO EM ARQUIVOS PESSOAIS COMPREENDIDO COMO “ESCRITA DE SI” https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/30446 <p>Os titulares de Arquivos Pessoais formam os seus acervos pelas mais diversas motivações e essas são atreladas a valores que as justificam. O “valor narrativo” é um desses motivos que explicam por parte do titular a existência de acervos de caráter pessoal. Compreende-se que devido à impossibilidade de se preservar todos os documentos produzidos em vida, o titular de um arquivo realiza uma seleção que responda a imagem que ele deseja deixar sobre si a aqueles que irão ter acesso ao seu acervo. Logo, o titular realiza uma “escrita de si” e essa ação acontece nas fases de formação, seleção e disponibilização de seus documentos. O titular enquanto indivíduo social sofre influência da concepção que os sujeitos têm de si, logo o processo de subjetivação via “escrita de si” difere em diferentes épocas. Esse trabalho busca, portanto, contribuir com aqueles que se interessam em Arquivos Pessoais ao apresentar conceitos e teorias sobre a “escrita de si” que influenciarão a narrativa do titular do Arquivo Pessoal como um viés que explica o valor narrativo.</p> Augusto César Luiz Britto, Analaura Corradi Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/30446 qui, 17 dez 2020 00:00:00 +0000 O USO DE VLOGUEIROS NO ENDOSSO DE MARCAS https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/27807 <p>O endosso por celebridade é uma ferramenta importante do marketing e, usada da forma correta, pode influenciar o consumidor, aumentando a visibilidade da marca e até os seus lucros. O presente artigo tem como objetivo analisar a atitude da audiência de um <em>vlogueiro</em> diante da estratégia de endosso de celebridade em programas de intercâmbio. Utilizou-se o método de pesquisa quantitativa e as teorias de Lu, Chang e Chang (2014), com levantamento de entrevistas entre o público de 150 mil inscritos em um canal do <em>YouTube</em>. O instrumento de coleta de dados abordou cinco dimensões relacionadas ao tema: <em>expertise</em> do produto, conhecimento de marca, atitude através do endosso por celebridade, intenção de compra e credibilidade. Os resultados apontaram que o público está mais conectado à uma imagem de um influenciador do que à uma marca endossada.</p> Moisés Cardoso, Tarcis Prado Junior, Franco Iacomini Junior, Michelle Alves de Souza Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/27807 qui, 17 dez 2020 00:00:00 +0000 EDITORIAL https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/46687 Maria Isabel de Jesus Souza Barreira, Sérgio Franklin Ribeiro da Silva, Susane Barros Copyright (c) 2021 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/46687 dom, 10 out 2021 00:00:00 +0000