TENDÊNCIAS E USO DE REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO

Autores

  • Juliana Fachin UFSC
  • Ursula Blatmann UFSC
  • Clarice Fortkamp Caldin UFSC

Palavras-chave:

Repositórios internacionais, Repositórios nacionais, Repositórios institucionais, Acesso aberto

Resumo

Estudo exploratório descritivo, levantamento bibliográfico para a contextualização do tema no período de 2006 a 2018, coleta e análise de dados obtidos na BDTD e SciELO sobre publicações e materiais oriundos dos repositórios brasileiros de acesso aberto. Como objetivo de fomentar reflexões sobre a aplicação de repositórios de acesso aberto como fontes de informações para o desenvolvimento tecnológico e científico em escala global e apontar exemplos de aplicações de repositórios brasileiros de acesso aberto. Os resultados demonstraram que os estudos seguem a três vieses específicos: a) Estudos de repositório em âmbito internacional e nacional: América Latina, Caribe, Argentina, Cuba, Brasil; b) Estudos de casos em repositórios de universidades e instituição de pesquisa; c) Estudos com análise administrativa e técnica (indexação, recuperação e representação informacional, entre outros). Conclui-se, com base nos dados obtidos que, os repositórios de acesso aberto são recursos estruturados benéficos para organização, gestão e preservação da informação em diversos suportes informacionais. O estudo mostrou que o Brasil tem desenvolvido pesquisas, ainda que tímidas, com foco na aplicação de repositórios internacionais, nacionais ou institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Fachin, UFSC

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Têm experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Atua nos seguintes temas: Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Índice, Gerenciamento Eletrônico de Imagens, Fluxo de Informação. Participou como bolsista de apoio na INCT-IESP -Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia -Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa:Núcleo de Santa Catarina. Recentemente está desenvolvendo pesquisas sobre o Acesso à Informação nos Arquivos Públicos Estaduais. Atualmente é mestranda do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Ursula Blatmann, UFSC

Profa. Dra. da Universidade Federal de Santa Catarina nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos NUPEAC do Departamento de Ciência da Informação UFSC. É editora da Revista Ágora: arquivologia em debate da UFSC. Brasil, Santa Catarina

Clarice Fortkamp Caldin, UFSC

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), Especialização em Organização e Administração de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Elaborou e ministra a disciplina Biblioterapia na Graduação do Curso de Biblioteconomia. Ministra as disciplinas Evolução do Pensamento Filosófico e Científico e Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Graduação em Arquivologia e Ciência da Informação. Elaborou e ministra a disciplina Análise da Informação Literária para Crianças no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Professora do Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação da UFSC, área de concentração Gestão da informação, Linha de pesquisa Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, no eixo profissionais da informação, competência em informação e publicação científica. Atua principalmente nos seguintes temas: o bibliotecário como agente mediador da informação, biblioterapia, catarse, leitura - função terapêutica, leitura - função social, leitura- função pedagógica, hora do conto, bibliotecas escolares, atividades de incentivo à leitura, formação e desenvolvimento de acervo de literatura infantil, competências do profissional da informação na gestão da informação literária para crianças, História dos Arquivos. Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC de 16/2/2010 a 15/02/2012. Subcoordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia de 2/10/2012 a 06/03/2013. Coordenadora em caráter pro tempore do Curso de Graduação em Arquivologia durante o mês de março de 2013. Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC de janeiro de 2016 a setembro de 2017.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Fachin, J., Blatmann, U., & Caldin, C. F. (2019). TENDÊNCIAS E USO DE REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO. PontodeAcesso, 13(2), 86–115. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/32440

Edição

Seção

Artigos Nacionais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)