Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Formatos: todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER. O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format), desde que não ultrapasse 2MB. Os metadados deverão ser devidamente preenchidos.
- Tamanho: os textos devem ter um mínimo de 12 laudas, mas não poderão ultrapassar 12 mil palavras.
- Título: deve ser breve e suficientemente específico e descritivo. Todos os textos devem ter título em português e em inglês. Os textos escritos em francês e espanhol devem ser acompanhados de um terceiro título, na respectiva língua.
- Resumo: Com até 200 palavras, o resumo deve apresentar o trabalho de forma concisa, num único parágrafo. Deve indicar, pelo menos, objetivo, embasamento teórico e conclusões do trabalho, mas é desejável que aponte também o método utilizado, bem como alguns pontos relacionados às conclusões, em caso de resultados de pesquisa. Os textos escritos em francês e espanhol devem ser acompanhados de um terceiro resumo, na respectiva língua.
- Palavras-Chave: todos os textos devem ter entre três e cinco palavras-chave, em português e em inglês. Os textos escritos em francês e espanhol devem ser acompanhados de uma terceira versão das palavras-chave, na respectiva língua.
- Abreviaturas e siglas: é recomendável a utilização de abreviaturas e siglas, desde que sejam utilizadas convencionalmente, mas devem ser padronizadas quanto à apresentação, isto é, na primeira vez que aparecerem no texto devem figurar entre parênteses após o nome por extenso.
- Agradecimentos: a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho e a eventuais colaboradores devem ser mencionados no final do artigo.
- Notas: devem vir no rodapé da página correspondente.
- Figuras e tabelas: são publicadas no corpo do texto, desde que estritamente indispensáveis à sua clareza. São aceitos gráficos, tabelas e fotografias nítidas, isto é, com definição de, no mínimo, 250 dpi. Se já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.
- Referências: devem obedecer à NBR 6023/2003 e vir no final do texto. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e textos não-publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.
- Anexos e apêndices: a revista não publica.
- Apresentação: devem ser observadas as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicação periódica científica (NBR 6022/2003), apresentação de citações em documentos (NBR 10520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE. Numeração progressiva é um recurso opcional, a critério do autor, mas as demais normas são obrigatórias.
- Artigos de origem estrangeira: devem obedecer às normas do país de origem.