CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS SOBRE ARQUIVOS PESSOAIS

Autores

  • Augusto César Luiz Britto Universidade da Amazônia - UNAMA. Instituto Evandro Chagas - IEC http://orcid.org/0000-0002-1233-8469
  • Analaura Corradi Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Arquivo Pessoa. Memória. Egodocumento. Escrita de si

Resumo

O presente trabalho constitui-se como uma revisão de literatura do tema “arquivos pessoais” tendo como subsídio as recentes publicações sobre o assunto, principalmente sobre a perspectiva da arquivística. Entende-se que os “arquivos pessoais”, apesar de abarcarem documentos considerados de arquivo, contêm especificidades próprias diferentes dos arquivos institucionais e que devem ser compreendidas por aqueles que atuam e utilizam esse tipo de acervo. Nesse sentido, aborda-se a história dos arquivos pessoais, a diferença entre arquivo privado e arquivo público e as particularidades das tipologias documentais que os arquivos pessoais apresentam. Segue-se o debate sobre os motivos que levam a alguém a preservar os seus documentos, com destaque sobre “escrita de si”, quem deve ter os seus acervos recolhidos aos arquivos públicos, à relação da memória com os arquivos pessoais e o seu legado a sociedade. Finaliza sobre o perigo do “feitiço dos arquivos pessoais” devido à subjetividade na fase de formação de acervo. Longe de sugerir definições definitivas, esse trabalho busca apresentar diferentes perspectivas sobre o tema contribuindo tanto com o desenvolvimento da literatura arquivística como com o conhecimento aos interessados em arquivos pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto César Luiz Britto, Universidade da Amazônia - UNAMA. Instituto Evandro Chagas - IEC

Arquivista do Instituto Evandro Chagas. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura Amazônica pela Universidade da Amazônia - UNAMA Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Licenciado em História pela Universidade Franciscana - UNIFRA.

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia - UNAMA

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas (1980) Mestrado em Letras: Lingüística pela Universidade Federal do Pará (1998) Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia em Ecoagrossistemas Amazônicos (2009). Professora titular da Universidade da Amazônia ,Belém , Pará Brasil, no cursos de Graduação em Comunicação Social ( Publicidade e Jornalismo) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação,Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia, desde de 2014. Integrante do Grupo de Estudos Narramazônia (UNAMA/UFPA), ITA Interações e Tecnologia da Amazônia (UNAMA/ UFPA) e coordenadora do Grupo de Estudo Capital Social e Cultural no contexto midiático contemporâneo(UNAMA)

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Britto, A. C. L., & Corradi, A. (2018). CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS SOBRE ARQUIVOS PESSOAIS. PontodeAcesso, 11(3), 148–169. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/22745

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)