MERCADO DE TRABALHO DE ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: Análise de anúncios de emprego na WEB

Autores

  • Rafael Oda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arquivistas, Mercado de trabalho, Habilidades e competências, Formação profissional, Brasil

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa, realizada pra conclusão de curso em Arquivologia, que buscou descrever o campo de atuação profissional dos arquivistas no Brasil utilizando como dados os anúncios de empregos em site na web. Objetivou-se reunir o corpus de ofertas de trabalho do portal empresarial Catho durante o período da pesquisa, identificar tendências de contratação por parte das organizações e apresentar as habilidades e competências requisitadas a esses profissionais. Através do método quanti-qualitativo foi possível identificar: a distribuição de anúncios por mês, a divisão demográfica das vagas no território brasileiro, o nível de capacitação exigido, as habilidades e competências requeridas, as atividades a serem realizadas, o regime de contratação, a remuneração e os benefícios das vagas anunciadas. Concluiu-se que o campo de trabalho para arquivistas encontra-se em expansão como reflexo de uma sociedade com o crescimento informacional acelerado frente às novas tecnologias. As habilidades e competências profissionais requisitadas são específicas e demandam capacitação por parte desses profissionais, seja durante a graduação ou por meio de educação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Oda, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC)

Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Carlos III. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Oda, R., & Jacintho, E. M. dos S. B. (2019). MERCADO DE TRABALHO DE ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: Análise de anúncios de emprego na WEB. PontodeAcesso, 13(1), 102–122. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/27351

Edição

Seção

Artigos Nacionais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)