USO DO KAHOOT E DE ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: relato de experiência da aplicação do peer instruction como metodologia de ensino
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35226Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Tecnologias de Informação e Comunicação. Gamificação. Ensino. Aprendizagem.Resumo
O objetivo do presente artigo é relatar aplicação de uma metodologia ativa de ensino, em específico o método Peer Instruction, com uso da plataforma Kahoot e estratégia didática de gamificação. O Kahoot foi utilizado para inserir um recurso tecnológico interativo que se apropria de elementos dos jogos, buscando engajar os alunos na aprendizagem. A experiência foi desenvolvida em uma turma de 1º período, de um curso de Jornalismo, em uma universidade de São Luís – Maranhão, durante o primeiro semestre de 2019. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. A pesquisa foi aplicada para 35 alunos da disciplina de Processos e Técnicas de Jornalismo. Ao final, foi aplicado um questionário eletrônico da Microsoft Forms, com perguntas abertas e fechadas. Concluiu-se que o método Peer Instruction, criado há mais de 20 anos, pode ser aplicado com o uso de recursos e estratégias de aprendizagem diversificadas, que dinamizem a construção do conhecimento e estejam em sintonia com o atual contexto de transformação da educação. A participação ativa dos alunos em sala de aula, aliada aos depoimentos positivos em relação ao método adotado, mostram que é possível modificar a dinâmica de sala aula utilizando as novas tecnologias e ferramentas de comunicação para reelaborar os métodos de ensino, aumentando a interação e a motivação dos alunos.Downloads
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Publicado
2020-03-17
Como Citar
Cavaignac, S. (2020). USO DO KAHOOT E DE ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: relato de experiência da aplicação do peer instruction como metodologia de ensino. PontodeAcesso, 13(3), 224–238. https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35226
Edição
Seção
Relato de Experiência
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