Edições anteriores
-
EDIÇÃO ESPECIAL - AS MARCAS DE PROVENIÊNCIA: TEORIA & PRÁXIS
v. 16 n. 3 (2022)A Revista PontodeAcesso compartilha com a comunidade acadêmica mais um número especial, como uma constante do nosso periódico, com o intuito de divulgar reflexões e experiências teóricas, metodológicas e práticas sobre a dinâmica da pesquisa de marcas de proveniência e bibliografia material, temas oportunos e atuais, de valor tanto acadêmico como cultural, bem como, contribui com as ações de gestão das coleções das bibliotecas e que atraem o interesse de pesquisadores. Em termos gerais, consideramos um vanguardismo de nosso periódico ao abordar tal temática que pode representar um marco de grande relevância para a História do Livro, da Leitura e dos Leitores no Brasil. Destacamos os editores convidados para este número: Fabiano Cataldo de Azevedo, o bibliotecário britânico David Pearson, pesquisador da Universidade de Oxford, maior autoridade em marcas de proveniência, mundialmente reconhecido, Luciana Martins, Marli Gaspar Bibas e Nathália Henrich.
-
v. 12 n. 1 (2018)
Aberta ao debate científico e sintonizada com as questões que envolvem os sujeitos na contemporaneidade, a revista PontodeAcesso, neste número 1 do volume 12, publica artigos, resumos de dissertações e teses que abordam, problematizam, apontam caminhos e buscam soluções, além de trazer, como um presente para o leitor, a tradução de um texto do ilustre pesquisador Peter Burke. Este número, com satisfação, amplia o seu Comitê Editorial Internacional com a inserção de pesquisadores de países da América Latina e da Espanha. -
v. 11 n. 2 (2017)
É com prazer que colocamos a sua disposição, prezado leitor, o número 2, do volume 11, da revista PontodeAcesso, veículo oficial do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Artigos, palestra/conferência, resumos de teses, compõem, neste número, um leque de temáticas diferenciadas, tecem relações e nos revelam como têm sido especuladas as possibilidades de pesquisa no campo da Ciência da Informação e áreas afins; ademais, demonstram quão profícuos têm sido seus resultados, como os que aqui lhes apresentamos. -
FOTOGRAFIA: TEMPOS E EPISTEMOLOGIAS
v. 10 n. 3 (2016)Trata-se de uma edição especial sobre os tempos e epistemologias da fotografia -
EDIÇÃO ESPECIAL - MEDIAÇÃO E LEITURA
v. 8 n. 2 (2014)