https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/issue/feed PontodeAcesso 2022-06-20T06:42:24+00:00 Maria Isabel de Jesus Souza isasousa10@hotmal.com Open Journal Systems <p>Pontodeacesso é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto de Ciência da informação da UFBA. Seu objetivo é tornar acessíveis, livre e gratuitamente trabalhos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros da comunidade científica, focados em temas no campo de estudos da Informação. Além de artigos, debates e entrevistas, publica resenhas de publicações, de softwares e de modelos de gestão de informação e conhecimento. <br />Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas<br />ISSN (online): 1981-6766 - Periodicidade: Quadrimestral</p> https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/42724 AÇÕES CULTURAIS EM BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA 2022-03-22T15:24:14+00:00 Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino maria.elisa@unesp.br Janaina Celoto Guerrero de Mendonça janaina.celoto@unesp.br André Sávio Craveiro Bueno andre.bueno@unesp.br Telma Jaqueline Dias Silveira telma.silveira@unesp.br <p>Relatar experiências de atividades culturais promovidas pela Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília, ressaltando a importância da atuação da biblioteca universitária como promotora de leitura, reflexão, criatividade, pensamento crítico, interação social e do aprendizado colaborativo por meio de seu acervo, serviços e ações de cunho educativo, social e cultural. Método: O presente trabalho tem caráter empírico e relata ações culturais realizadas pela Biblioteca da FFC da Unesp. Resultado: Além das ações de contexto e conteúdo acadêmico, a Biblioteca busca, também, oferecer atividades de cunho cultural e social para proporcionar a seus usuários momentos de lazer, de cultura e interação social, com o objetivo de contribuir para promoção da cultura e da educação, atuando ativamente em função de subsidiar ensino, pesquisa e extensão na universidade. Conclusões: Concluiu-se que, por meio de ações culturais espaçadas durante o ano letivo e, sobretudo, concentradas nas Semanas da Biblioteca (que ocorrem anualmente, em outubro) a Biblioteca da FFC trabalha na constante busca de fortalecer e estreitar laços com e entre os seus usuários, de forma a melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.</p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/47742 OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE VISITAS ESCOLARES NO MUSEU CÂMARA CASCUDO 2022-03-16T15:24:46+00:00 Bruno Santana da Silva bruno@imd.ufrn.br Victor Hugo Ferreira Paiva victorh410@gmail.com <p>Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal, principalmente se mantiverem uma boa interação com instituições de educação formal. O agendamento de visitas escolares a museus é um ponto fundamental nessa interação entre museus e instituições de ensino. Este trabalho investigou o processo de agendamento de visitas escolares do Museu Câmara Cascudo (MCC) entre 2017 e 2020, bem como as informações abordadas nele. Realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória com o método estudo de campo para compreender esse processo na perspectiva dos funcionários do museu. O estudo de campo articulou observação participativa, pesquisa documental e entrevistas não estruturadas com funcionários do museu. Como resultado, apresentou-se um fluxograma do processo de agendamento de visitas escolares, um fluxograma da recepção de visitas escolares no museu e um diagrama de classes que organiza as informações abordadas neste processo. Além disso, foi possível identificar 8 oportunidades de melhoria que envolvem: integração de atividades, fontes e informações; perda e inconsistências de informações; necessidades de revisão das informações utilizadas; ineficiência do processo; e ampliação da interação museu-escola. Esses resultados podem auxiliar o MCC e outros museus a aprimorarem a gestão museal e a cumprirem seu papel social na educação não formal.</p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/45995 A POTENCIALIDADE DA PRAÇA CÍVICA EM GOIÂNIA À FORMAÇÃO CIDADÃ DO BIBLIOTECÁRIO 2022-01-26T21:49:19+00:00 Johnathan Pereira Alves Diniz bibliojohn@hotmail.com Hevellin Estrela hevellinestrela@gmail.com Bethânia Oliveira Silva bethaniaoliveirasilva@gmail.com <p>Discutimos a potencialidade, a partir da Praça Cívica em Goiânia-GO, para a formação cidadã dos bibliotecários. Questionamos se o exercício da formação cidadã proporciona aos bibliotecários viver a cidade e executar suas práticas sociais? Fundamentada numa abordagem bibliográfica e exploratória buscamos, especificamente, ressaltar o incentivo à prática cidadã em espaços não-formais como estratégias complementares. Objetivamos, também, mostrar a Praça Cívica, retratada por meio dos seus diversos usos e apropriações, pode ser discutida/compreendida enquanto lugar do encontro, de múltiplos usos e simbolismos, reforçando seu potencial ao exercício das práticas cidadãs. Propomos uma metodologia amparada numa construção cartográfica, que visa mapear os espaços e aparelhos culturais, para servir de instrumento de apropriação e de mediação dos bibliotecários da cidade de Goiânia. Concluímos, portanto, que aprender sobre a cidade, formulando intervenções no espaço vivido, fazem dos bibliotecários agregadores em seus fazeres. Desta forma, propomos que o seu pleno exercício da cidadania completa perpassa por uma ação educativa e de uma Biblioteconomia mais social, que evidenciem as práticas culturais, pois enquanto sujeitos e mediadores da informação, os bibliotecários devem se apropriar dos espaços que frequentam e ocupam, contribuindo, em uma atuação mais completa e social.</p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/47463 MARKETING DIGITAL 2022-03-15T14:09:27+00:00 Charles Espolier charlesespolier@gmail.com Jussara Borges jussara.borges@ufrgs.br <p><strong>A pesquisa discorre sobre a utilização das <em>fanpages </em>como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na <em>fanpage </em>e busca elencar as tipologias e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Método: Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as <em>fanpages </em>na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Resultado: As <em>fanpages</em> são utilizadas principalmente na promoção de postagens e na construção de um diálogo com os usuários, que configura um marketing de relacionamento. Identificou-se também a prática de marketing institucional, na forma como a biblioteca se apresenta para os seus usuários. Conclusões: Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social <em>fanpage</em> como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com afinco a leitura e a promoção de eventos. Elucida fatores que causam problemas na implementação dessa prática: como tempo de resposta e produção do conteúdo.</strong></p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/34856 ANÁLISE DE CITAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO 4 DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O CAPITAL CIENTÍFICO DO TIPO PURO 2021-11-01T10:27:03+00:00 Bruno Henrique Alves brhenriquealves@id.uff.br <p>Esta pesquisa objetiva analisar a Frente de Pesquisa do Grupo de Trabalho − GT-4 − Gestão da Informação e do Conhecimento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). De forma mais específica, busca-se identificar os pesquisadores mais citados e relacioná-los aos aspectos presentes no conceito Capital Científico do tipo puro. Como procedimento de pesquisa, realizou-se um levantamento dos trabalhos apresentados, de 2013 a 2018, no GT- 4, Gestão da Informação e do Conhecimento da Ancib, na forma de comunicações orais. Para a verificação dos pesquisadores mais citados, tomaram-se 83 trabalhos sem autocitação. Para determinar a Frente de Pesquisa, utilizou-se o critério da extração da raiz quadrada do número de pesquisadores citados. Assim, analisou-se a Frente de Pesquisa por meio do conceito de Capital Científico do tipo puro. Como considerações finais, os conceitos − Campo Científico e Capital Científico do tipo puro − foram utilizados para compreender a Frente de Pesquisa como espaço de poder e mostrar sua contribuição no reconhecimento dos diferentes pesquisadores.</p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/42046 A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA ELABORAÇÃO DO ÍNDICE DE FINAL DE LIVROS 2021-09-23T01:44:23+00:00 Mayara Silva Gonçalves mayara.biblio@gmail.com Gercina Angela de Lima limagercina@gmail.com <p>O Índice de Final de Livro é um dos instrumentos mais antigos utilizados para Organização e Recuperação da Informação, e sua importância decorre do fato de ser este um dos principais pontos de acesso ao conteúdo de um livro, auxiliando o leitor na compreensão dos conceitos relevantes contidos nos manuscritos. Porém, o processo de elaboração do Índice de Final de Livro no Brasil acontece, geralmente, de maneira manual, o que demanda tempo e custos financeiros, justificando o baixo número de publicações que contêm o índice. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de apresentar estudos que discutem sobre o uso da tecnologia na elaboração do índice, a partir de 16 publicações selecionadas pelo processo de levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram que as publicações nos primeiros anos apresentaram de forma incipiente a inserção tecnológica e, com o passar dos anos, houve vários relatos de índices produzidos por meio da indexação automática. Conclui-se que são necessários estudos sobre a utilização da indexação semiautomática para auxiliar na elaboração do índice, considerando que a intervenção do indexador, mesmo com o auxílio da tecnologia, continua sendo necessária para explicitar a semântica e o contexto na elaboração de índices, assim como a utilização da tecnologia é necessária para agilizar a finalização do índice.</p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/37327 INTERAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E AS CIÊNCIAS DA ASSESSORIA 2022-01-06T23:45:56+00:00 Daniela do Amaral Oliveira Gardin dany@unicentro.br <p>Esta investigação tem como tema a interlocução dialógica, as similaridades, as aproximações e as convergências interdisciplinares das Ciências da Assessoria e da Competência em Informação em benefício da formação superior em Secretariado Executivo. Teve como objetivo identificar as contribuições que as quatro dimensões da Competência em Informação, em convergência com os quatro eixos das Ciências da Assessoria, podem produzir nos currículos do Curso de Secretariado Executivo Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A metodologia utilizou abordagem qualitativa e caracterizou-se como uma pesquisa básica sob o ponto de vista de sua natureza. Já sob a perspectiva metodológica dos objetivos tipificou-se como um estudo descritivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Como resultados, observou-se que a aplicação dos pressupostos das dimensões da Competência em Informação pode contribuir além da atualização dos currículos, mas também na construção de uma nova realidade social, bem como no incremento da formação dos profissionais dessas áreas como gestores da informação e do conhecimento no âmbito da atuação secretarial. Por fim, os estudos também permitiram fazer eco frente à multiplicação de mais possibilidades interdisciplinares, transdisciplinares e transversais de duas ciências importantes para os profissionais da Sociedade da Informação e do Conhecimento.</p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/48457 INFORMAÇÃO E MEMÓRIA 2022-03-15T14:41:31+00:00 Luis Fernando Herbert Massoni luisfernandomassoni@gmail.com Valdir José Morigi Morigi valdir.morigi@gmail.com Camilla Barcelos Ferreira camillabarcelos2009@gmail.com <p>Estuda as informações acerca da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre durante a pandemia de covid-19. Objetiva analisar as informações sobre a Festa, na sua edição de 2021, disponíveis na internet e provenientes de fontes institucionais. Analisa a forma como a informação foi usada pelas diferentes instituições que veicularam notícias sobre o festejo. Articula os conceitos de informação, representações sociais, memória e festas populares. Metodologicamente, é um estudo qualitativo, com objetivo descritivo e procedimento técnico documental, baseado em informações disponibilizadas na internet. Os resultados apontam diversas fontes de informação utilizadas na divulgação do evento, o que inclui órgãos públicos e privados. Destacam-se os jornais locais, com informações breves focadas na apresentação da programação do evento e das alterações ocorridas devido à pandemia. Conclui que as informações sobre as atividades que ocorreram durante a Festa auxiliaram na manutenção das memórias locais e na conformação de representações já constituídas sobre o evento.</p> 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/49787 EDITORIAL 2022-06-20T05:47:49+00:00 Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira misabel@gmail.com Sérgio Franklin Ribeiro da Silva sergiofr@ufba.br Susane Barros coordeditorial@ufba.br 2022-06-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 PontodeAcesso