LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS
REFLEXÕES SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.38248Palavras-chave:
Leitura literária, bibliotecário, responsabilidade social, competência profissionalResumo
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a responsabilidade social do profissional da informação bibliotecário no fomento e disseminação da leitura literária para crianças em bibliotecas escolares no Brasil. Problema de pesquisa: como a leitura literária para crianças se vincula à responsabilidade social e competência profissional do bibliotecário no Brasil? Aborda o papel da leitura literária para crianças no desenvolvimento humano individual e social. Reforça a leitura literária para crianças como campo de atuação do bibliotecário contemporâneo. Evidencia a necessidade do desenvolvimento de variados perfis de competência do bibliotecário para que possa atuar nos múltiplos contextos das bibliotecas escolares brasileiras. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica que posiciona a leitura literária para crianças no escopo de competência do bibliotecário que atua em bibliotecas escolares, sob a égide da responsabilidade social enquanto demanda do mercado de trabalho na sociedade contemporânea. Conclui que o bibliotecário possui a responsabilidade social de comprometer-se com a difusão da leitura literária para a infância, seja atuando em bibliotecas escolares, seja contribuindo com a produção científica brasileira em Ciência da Informação.
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