HERMÍNIA MIRYAM, A PAIXÃO DE EROS: um artifício dramatúrgico para difusão da história da fundação da Escola de Teatro da UFBA
Abstract
O ensaio contém o relato descritivo de uma experiência artística que homenageia Martim Gonçalves, a fundação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA), bem como o texto dramatúrgico que serviu de base à encenação. O esquete Hermínia Miryam, a paixão de Eros é um exercício dramatúrgico contemporâneo que transcende às diferenças históricas por meio da ficcionalização de um romance impossível. Seu maior objetivo é expor ao público a necessidade de se conhecer a história do teatro brasileiro, tanto para valorização da cultura nacional, quanto para a instrumentalização das lutas por novas formas de estudá-la, registrá-la e contá-la hoje, como têm feito as ciências humanas nos estudos da decolonialidade, da história do tempo presente e, em consonância com esta dramaturgia, do Teatro de Revista Contemporâneo. Nesse sentido, cria-se um artifício dramatúrgico como estratégia de geração de interesse no público e de inclusão dos conteúdos historiográficos mais relevantes sobre a fundação da Escola de Teatro e sobre o Teatro de Revista brasileiro, na década de 1950. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia. História do teatro brasileiro. Escola de Teatro da UFBA. Teatro de Revista brasileiro. Martim Gonçalves.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).