HERMÍNIA MIRYAM, A PAIXÃO DE EROS: um artifício dramatúrgico para difusão da história da fundação da Escola de Teatro da UFBA
Resumo
O ensaio contém o relato descritivo de uma experiência artística que homenageia Martim Gonçalves, a fundação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA), bem como o texto dramatúrgico que serviu de base à encenação. O esquete Hermínia Miryam, a paixão de Eros é um exercício dramatúrgico contemporâneo que transcende às diferenças históricas por meio da ficcionalização de um romance impossível. Seu maior objetivo é expor ao público a necessidade de se conhecer a história do teatro brasileiro, tanto para valorização da cultura nacional, quanto para a instrumentalização das lutas por novas formas de estudá-la, registrá-la e contá-la hoje, como têm feito as ciências humanas nos estudos da decolonialidade, da história do tempo presente e, em consonância com esta dramaturgia, do Teatro de Revista Contemporâneo. Nesse sentido, cria-se um artifício dramatúrgico como estratégia de geração de interesse no público e de inclusão dos conteúdos historiográficos mais relevantes sobre a fundação da Escola de Teatro e sobre o Teatro de Revista brasileiro, na década de 1950. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia. História do teatro brasileiro. Escola de Teatro da UFBA. Teatro de Revista brasileiro. Martim Gonçalves.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).