HERMÍNIA MIRYAM, A PAIXÃO DE EROS: um artifício dramatúrgico para difusão da história da fundação da Escola de Teatro da UFBA

Auteurs-es

  • Jones Oliveira Mota Universidade Federal da Bahia

Résumé

O ensaio contém o relato descritivo de uma experiência artística que homenageia Martim Gonçalves, a fundação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA), bem como o texto dramatúrgico que serviu de base à encenação. O esquete Hermínia Miryam, a paixão de Eros é um exercício dramatúrgico contemporâneo que transcende às diferenças históricas por meio da ficcionalização de um romance impossível. Seu maior objetivo é expor ao público a necessidade de se conhecer a história do teatro brasileiro, tanto para valorização da cultura nacional, quanto para a instrumentalização das lutas por novas formas de estudá-la, registrá-la e contá-la hoje, como têm feito as ciências humanas nos estudos da decolonialidade, da história do tempo presente e, em consonância com esta dramaturgia, do Teatro de Revista Contemporâneo. Nesse sentido, cria-se um artifício dramatúrgico como estratégia de geração de interesse no público e de inclusão dos conteúdos historiográficos mais relevantes sobre a fundação da Escola de Teatro e sobre o Teatro de Revista brasileiro, na década de 1950. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia. História do teatro brasileiro. Escola de Teatro da UFBA. Teatro de Revista brasileiro. Martim Gonçalves.

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Biographie de l'auteur-e

Jones Oliveira Mota, Universidade Federal da Bahia

Professor, ator, dramaturgo, encenador e produtor cultural. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Professor-tutor da Licenciatura em Teatro EAD da UFBA.

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Publié-e

2022-06-09