POÉTICAS E (IN)EXPERIÊNCIAS PARA A INSERÇÃO DO ESPECTADOR COMO COCRIADOR DA CENA EM TEMPOS REMOTOS

Auteurs

Résumé

O artigo tem como objetivo refletir acerca da atividade de extensão Jogo-cênico virtual de casa com o público. A atividade foi realizada no contexto pandêmico do Semestre Letivo Suplementar (SLS), de setembro a dezembro de 2020, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA. O desenvolvimento teve como base a formação do/a espectador/a, através da inserção de tecnologias digitais nos processos criativos, e com o espectador compreendido como cocriador da cena. A proposta possibilitou a continuidade da investigação iniciada no âmbito da pesquisa de doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA, defendida em 2016, intitulada O público como quinto criador? Uma pedagogia do olhar por meio de jogo poético com os espectadores. A atividade extensionista está articulada também ao projeto de pesquisa Dispositivo sorobô: procedimentos para uma pedagogia do olhar. Importante ressaltar que os experimentos cênicos realizados durante o doutoramento, foram contemplados com o prêmio “Ideias Inovadoras”, 2012, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB. PALAVRAS-CHAVE: Jogo. Performativo. Espectador. Experimento cênico-virtual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cristiane Santos Barreto, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunta do Departamento de Técnicas do Espetáculo, da Escola de Teatro/ Universidade Federal da Bahia. Campos de interesse: Pedagogia do teatro, Encenação, Espectador como cocriador da cena e da dramaturgia.       

Téléchargements

Publiée

2022-02-07