POÉTICAS E (IN)EXPERIÊNCIAS PARA A INSERÇÃO DO ESPECTADOR COMO COCRIADOR DA CENA EM TEMPOS REMOTOS
Resumen
O artigo tem como objetivo refletir acerca da atividade de extensão Jogo-cênico virtual de casa com o público. A atividade foi realizada no contexto pandêmico do Semestre Letivo Suplementar (SLS), de setembro a dezembro de 2020, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA. O desenvolvimento teve como base a formação do/a espectador/a, através da inserção de tecnologias digitais nos processos criativos, e com o espectador compreendido como cocriador da cena. A proposta possibilitou a continuidade da investigação iniciada no âmbito da pesquisa de doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA, defendida em 2016, intitulada O público como quinto criador? Uma pedagogia do olhar por meio de jogo poético com os espectadores. A atividade extensionista está articulada também ao projeto de pesquisa Dispositivo sorobô: procedimentos para uma pedagogia do olhar. Importante ressaltar que os experimentos cênicos realizados durante o doutoramento, foram contemplados com o prêmio “Ideias Inovadoras”, 2012, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB. PALAVRAS-CHAVE: Jogo. Performativo. Espectador. Experimento cênico-virtual.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).