POÉTICAS E (IN)EXPERIÊNCIAS PARA A INSERÇÃO DO ESPECTADOR COMO COCRIADOR DA CENA EM TEMPOS REMOTOS

Autori

Abstract

O artigo tem como objetivo refletir acerca da atividade de extensão Jogo-cênico virtual de casa com o público. A atividade foi realizada no contexto pandêmico do Semestre Letivo Suplementar (SLS), de setembro a dezembro de 2020, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA. O desenvolvimento teve como base a formação do/a espectador/a, através da inserção de tecnologias digitais nos processos criativos, e com o espectador compreendido como cocriador da cena. A proposta possibilitou a continuidade da investigação iniciada no âmbito da pesquisa de doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA, defendida em 2016, intitulada O público como quinto criador? Uma pedagogia do olhar por meio de jogo poético com os espectadores. A atividade extensionista está articulada também ao projeto de pesquisa Dispositivo sorobô: procedimentos para uma pedagogia do olhar. Importante ressaltar que os experimentos cênicos realizados durante o doutoramento, foram contemplados com o prêmio “Ideias Inovadoras”, 2012, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB. PALAVRAS-CHAVE: Jogo. Performativo. Espectador. Experimento cênico-virtual.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Cristiane Santos Barreto, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunta do Departamento de Técnicas do Espetáculo, da Escola de Teatro/ Universidade Federal da Bahia. Campos de interesse: Pedagogia do teatro, Encenação, Espectador como cocriador da cena e da dramaturgia.       

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-02-07