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Teatro do Oprimido: práticas político-pedagógicas - “Ensaios para a Revolução”
n. 40 (2018)O número 40 do Cadernos do GIPE-CIT traz como eixo temático Teatro do Oprimido: Práticas Político-Pedagógicas - “Ensaios para a Revolução”, o mesmo das 6a Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU), que ocorreu na Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 30 de julho a 01 de agosto de 2018. Esta edição do evento foi fruto da parceria do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO) com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), a Escola de Teatro (ETEA) e a Faculdade de Educação (FACED) da UFBA. Apresentamos aqui 14 textos de pesquisadoras/es, praticantes, educadoras/es e militantes de movimentos sociais que buscaram tecer análises críticas da realidade e criar linhas de luta, resistência e enfrentamento artístico-criativo contra as diversas formas de opressão social e o capitalismo. Organização: Antônia Pereira Bezerra, César Augusto Paro, Cilene Nascimento Canda e Licko Turle
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O Discurso Negro nas Artes Cênicas - processos, pesquisas, poéticas e epistemes
n. 39 (2017)Qual é o discurso negro nas Artes Cênicas? Sim, qual é do discurso negro na cena? Essa é a provocação apresentada por este número 39 do Cadernos do GIPE- CIT: discutir e problematizar questões da poética negra em cena, inspiradas em valores das culturas negras, suas formas, iniciativas e estratégias. Através desta a ETUFBA, junto com seu Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ UFBA, busca refletir e revelar algumas das discussões e processos da afirmação negra no âmbito da cena, bem como apresentar um pequeno panorama de pesquisas, experiências e epistemologias negras tangentes ao ensino e ao fazer nas artes cênicas. Organização: Evani Tavares Lima, Fabrícia Dias e Régia Mabel Freitas
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Pedagogia das Artes Cênicas
n. 38 (2017)Os textos reunidos na edição n. 38 do Cadernos do GIPE-CIT foram construídos a partir dos trabalhos apresentados no IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, realizado entre os dias 18 e 21 de maio de 2017, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) - uma iniciativa do Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Nesse encontro, pesquisadores, artistas, professores e estudantes debateram sobre as políticas educacionais e a realidade do ensino do teatro e da dança, na escola básica, nas universidades e nas comunidades. Organização: Tiago Cruvinel, Vicente Concilio e Mariana Lima Muniz
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Processos Criativos: dramaturgia, materiais e improvisação
n. 37 (2016)A edição número 37 do Cadernos do GIPE-CIT traz como foco “Processos Criativos: dramaturgia, materiais e improvisação” e apresenta artigos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras/ artistas, que atuam e investigam processos e criações segundo as propostas temáticas desta edição. Os textos abordam questões teórico-práticas e enriquecem as reflexões sobre os variados matizes do universo cênico, com seus diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Ana Pais e Gerson Praxedes
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Processos Criativos: educação somática e afetos
n. 36 (2016)Cadernos do GIPE-CIT, neste número 36, tem como temática “Processos Criativos: educação somática e afetos” e apresenta treze artigos de diferentes pesquisadore/as (12 do Brasil e uma do exterior, Portugal) que atuam com dança, performance, pilates, propostas da “Escola Vianna”, teatro e outros. Os textos, selecionados pela íntima relação com a temática, exemplificam a sua complexidade ao abordarem questões teóricas e/ou práticas abarcando diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Alba Pedreira Vieira e Daniel Becker