n. 45 (2020): Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea

					Visualizar n. 45 (2020): Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea

Nesta edição do Cadernos do GIPE-CIT apresentamos trabalhos acadêmicos que evidenciam experiências cênicas, processos criativos, composições artísticas e reflexões teóricas de pesquisadoras e pesquisadores que buscam o diálogo e/ou o hibridismo como perspectivas teórico-metodológicas. Reunimos, assim, artigos e ensaios que exaltam o impulso dialógico em contextos criativos, expondo possíveis inter-relações e potencialidades éticas e estéticas (poéticas, visuais, musicais, dramatúrgicas, performativas e pedagógicas) destas perspectivas. Com arcabouço inter, multi ou transdisciplinar, os 10 trabalhos publicados expõem como efeito a polifonia resultante da articulação consciente entre diversos campos dos saberes e as artes cênicas. Para tanto, os autores estabeleceram relações entre meios,  poéticas, matrizes culturais, gêneros artísticos, linguagens e distintos campos do conhecimento. Organização: Antônia Pereira Bezerra e Ana Cláudia Cavalcante

                                                                           SUMÁRIO

EDITORIAL. Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea  - Antônia Pereira Bezerra e Ana Cláudia Cavalcante

EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 45Ana Cláudia Cavalcante

1. O BAILE DO MENINO DEUS EM MOVIMENTO CRIADOR - Referências tradicionais populares na cena contemporânea Cássia Batista Domingos  

2. UM BORDADO A MÚLTIPLAS MÃOS - uma análise da construção do espetáculo A primeira vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos – Íris Barbosa Faria Almeida, Otávio José Correia Neto, Veridiana Andrade Neves, Eduardo Augusto da Silva Tudella, George Mascarenhas de Oliveira 

3. MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: o movimento como orientador para entender um cenário político – Marcela Capitanio Trevisan

4. INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, DIFERENÇA E RISO NA ENCRUZILHADA CURRICULAR – José Carlos Ferreira Rêgo

5. LIRISMO E POLIFONIA EM ESPERANDO GODOT Ana Cláudia Cavalcante 

 6. O ATOR MULTIFUNCIONAL DA CRIAÇÃO COLETIVA E O DESENVOLVIMENTO DA CENOGRAFIA: possibilidades e problemáticas Amanda Lima

7. ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O CINEMA E O TEATRO – Leonardo Barbosa Cerqueira Duarte 

8. RUÍNA DE ANJOS: um drama para uma cidade – Luiz Antônio Pereira de Sena Júnior

9. OXIGENAÇÕES ESTÉTICO-ESPARANÇOSAS PARA SOBREVOOS EM TEMPOS PANDÊMICOS César Augusto Paro, Cléo Lima

10. TEATRO E CARNAVAL NA PANDEMIA: uma experiência pedagógica – Thereza de Jesus Santos Junqueira

Publicado: 2020-12-29