n. 49 (2022): A RECICLAGEM DO CORPO - espaços de reexistência

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A Edição n. 49  do Cadernos do GIPE-CIT, que tem como título A Reciclagem do Corpo – espaços de reexistência, está vinculada com as linhas de pesquisa do GIPE-Corpo (Grupo de Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão nas Corporeidades e(m) Eco-performance), grupo ativo desde 2014, que tem como herança o trabalho de mais de 20 anos do GIPE-CIT e de onde se originou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFBA. Nesta tríade universitária (Pesquisa-Ensino-Extensão), o GIPE-Corpo tem no seu nome um vínculo expressamente direto com o GIPE-CIT e com o PPGAC. A princípio,  esteve vinculado com a minha pesquisa sobre Corporeidades “Mestiças”, que agora designo como Corporeidades “Vira-Latas”, de modo a revermos questões de base para o grupo de uma maneira crítica sobre o tema e, partindo do nome do Grupo, incluir pesquisas sobre corporeidades afro-ameríndias e suas diversas manifestações, com um respectivo olhar crítico sobre as ancestralidades, suas genealogias e suas histórias. Esta edição propõe um espaço de confluência de artistas/pesquisado-res com a finalidade de fomentar múltiplos debates a partir de suas ações-experiências e procuras compartilhadas em processos de criação artística, reunindo trabalhos que articulam saberes relacionados às quatro linhas de pesquisa do grupo: Prática como Pesquisa; Eco-performance; Corporeidades e Educação Anti-Colonial; Somática e Tecnologias ou, ainda, revelar diferentes investigações em que estas linhas sejam impulsionadoras. Sendo estas quatro linhas de pesquisa motrizes que se contaminam umas com outras, a Prática como Pesquisa é um paradigma que o Cadernos do GIPE-CIT n. 48, organizado por Ciane Fernandes e Melina Scialom, trata com profundidade, revelando as possíveis interseções e exemplos desta práxis “composta pela tríade ser-fazer-pensar. A pesquisa em artes que acon-tece através da práxis de PaR tem a obra criativa e seus processos como meio transdutor de investigação, ou seja, é através deles que a pesquisa acontece, – e não com eles ou sobre eles".  Organização: Leonardo José Sebiane Serrano  

 SUMÁRIO

EDITORIAL - Leonardo José Sebiane Serrano

EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 49 Leonardo José Sebiane Serrano

1. A Declaração de Viena sobre pesquisa artística (Tradução) - Diego Pizarro

2. Pesquisando sobre Pesquisas: o paradigma da decolonialidade no campo das artes da cena (2011-2021) - Victor Hugo Neves de Oliveira, Sávio Farias

3. Como analisar um processo criativo? O modo de dizer das nossas pesquisas em artes - Rafael Martins

4. Corpo-Invenção: percurso de uma artista em investigação de si - Ricardo Tabosa

5. Performance Lavadeiras de Bastião: o criativo pela via das memórias de mulheres performers amazônidas nas ruas da periferia de Belém - Vera Solange Pires Gomes de Souza

6. Espero te conhecer viva - Ana Clara Veras

7. As saídas pelos sonhares - Patrícia Caetano; Catarina Resende, Jully W. Rocha, Matheus Carneiro

8. Programa de Formação Espirais de Experiências: saberes somáticos e adança na cena contemporânea - Elisa Abrão, Warla Paiva

9. Cidade Rosa: alteridade, diversidade e performance - Wagner Lacerda de Oliveira

FOLHAS AVULSAS

10. ÉDEN XXI (2020). Realização - TEATRO DO IRRUPTO: Kléber Benício, Diva D'Brito, Larissy Rodrigues, Penha Ribeiro

             
Publicado: 2023-06-02