AVALIAÇÃO DO USO E FUNCIONAMENTO DAS CISTERNAS DO P1MC – UM ESTUDO NO SEMIÁRIDO BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21542Resumo
A cisterna tem sido adotada em locais que têm pouca disponibilidade hídrica ou que tenham dificuldades de implementação dos sistemas regulares de abastecimento de água. No Brasil, as cisternas ganharam maior amplitude com a implementação do Programa Um Milhão de Cisterna (P1MC), que tem como meta instalar um milhão de cisternas no Semiárido. Este Programa foi proposto a partir de uma política pública do governo federal. Esse artigo tem por objetivo estudar se a cisterna cumpre seu papel, a partir do seu uso e funcionamento. O estudo fez uma abordagem em 347 cisternas do P1MC, em cinco municípios baianos. O levantamento de dados primários foi realizado a partir da aplicação de questionários com perguntas objetivas e, em seguida, foram construídos diagramas de Paretto para avaliar as cisternas do P1MC, o que demonstrou que as variáveis estudadas com maior problema e que necessitam de intervenção do Poder Público são as seguintes: ausência do separador da primeira água, manutenção e limpeza da cisterna, área do domicílio e do telhado e forma de retirar a água.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).