ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA APLICABILIDADE DO SISTEMA DE ANÁLISE EM FLUXO PARA DETERMINAÇÃO DE SULFATO EM ÁGUA DE CHUVA

Autores

  • Danilo Cunha de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Izabelle Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luana Cristina Pedreira Lessa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luiza Carla Girard Mendes Teixeira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Neyson Martins Mendonça Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21595

Resumo

Devido ao crescimento da demanda por água para fins potáveis e não potáveis, alternativas, como captação de água de chuva, são comumente postas em prática. Este estudo se deteve à revisão bibliográfica que expõe as aplicabilidades do sistema Flow Injection Analysis (FIA) para análise química da qualidade de águas provenientes de chuvas, abordando metodologias utilizadas para a detecção de íons, especificamente a presença de sulfato. Tem-se, segundo Yakata et al. (1990), a aplicação de um método de injeção em fluxo para a detecção espectrofotométrica, comparando o mesmo com o método convencional, para a determinação do sulfato com abordagens fotométricas. A proposta desenvolvida por Zárate et al. (2011) destaca a determinação turbidimétrica  de sulfato em águas de chuva; o procedimento faz uso da reação do sulfato com cloreto de bário e a detecção por fotometria. A qualidade dos resultados obtidos usando o método turbidimétrico e a técnica detecção espectrofotométrica apresentou-se relevante para determinações rápidas de sulfato em água de chuva em relação aos métodos clássicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Cunha de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduando do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Pará. Estagiário em Companhia Docas do Pará (CDP).

Izabelle Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal do Pará. 

Luana Cristina Pedreira Lessa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Pará. Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório Multiusuário de Tratabilidade de Águas (LAMAG), gerenciado pelo Grupo de Estudos em Gerenciamento de Águas e reuso de Efluentes (GESA/ITEC/UFPA). Atua na Análise de Águas e Desenvolvimento de Tecnologia para Monitoramento da Qualidade de Águas.

Luiza Carla Girard Mendes Teixeira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Engenharia Civil (opção Saneamento) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2003) e pós-doutorado em Tratamento Avançado de Esgotos Domésticos no Departamento de engenharia Química e Tecnologia de Meio Ambiente da Universidade de Valladolid-Espanha (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: lodo, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Neyson Martins Mendonça, Universidade Federal do Pará (UFPA)

ngenheiro Sanitarista UFPA (1995). Mestre (1999) e Doutor (2004) em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos-Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (2008). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas de tratamento de águas residuárias doméstica e industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgoto, leito expandido, tratamento de lodo, e reúso.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

de Oliveira, D. C., de Oliveira, I. F., Lessa, L. C. P., Teixeira, L. C. G. M., & Mendonça, N. M. (2017). ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA APLICABILIDADE DO SISTEMA DE ANÁLISE EM FLUXO PARA DETERMINAÇÃO DE SULFATO EM ÁGUA DE CHUVA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 5(2), 137–146. https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21595

Edição

Seção

ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC