DISPOSITIVO PARA ESVAZIAMENTO AUTOMÁTICO DO RESERVATÓRIO DE DESCARTE DE ÁGUA DE CHUVA

Autores

  • Ramon Lucas Dalsasso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Luiz Sens Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tiago Lemos Guedes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21519

Resumo

A reconhecida importância e o potencial de aproveitamento da água de chuva têm motivado, em vários países, pesquisas sobre os componentes do sistema de aproveitamento desse recurso, dentre eles, o sistema de descarte da água de chuva inicial. O volume descartado, armazenado em reservatório, precisa ser esvaziado após um tempo, em função do regime de chuvas, para garantir a qualidade da água enviada para a cisterna. Neste trabalho, foi avaliado, em sistema piloto, o desempenho de um dispositivo com descarga por orifício, para esvaziamento automático do reservatório de descarte, considerando aspectos hidráulicos e hidrológicos no dimensionamento do mesmo. O dispositivo foi concebido para aplicação em reservatórios de descarte com volume entre 100 e 2.000 L. Foi instalado no reservatório de descarte um medidor eletrônico, para registrar o nível de água em intervalos de meia hora. Os resultados mostram que o dispositivo funcionou sem obstruções do orifício durante o período de monitoramento. O tempo de esvaziamento do reservatório foi sempre superior a 24 horas, confirmando o dimensionamento proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Lucas Dalsasso, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Ambiental; Professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS) / Universidade Federal de Santa Catarina.

Maurício Luiz Sens, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em tratamento de água; Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS) / Universidade Federal de Santa Catarina

Tiago Lemos Guedes, Universidade Federal de Santa Catarina

Msc.  em Engenharia Ambiental; Doutorando do programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental / ENS/ Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Dalsasso, R. L., Sens, M. L., & Guedes, T. L. (2017). DISPOSITIVO PARA ESVAZIAMENTO AUTOMÁTICO DO RESERVATÓRIO DE DESCARTE DE ÁGUA DE CHUVA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 5(2), 093–098. https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21519

Edição

Seção

ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC