ANÁLISE DOS MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE CISTERNAS COM BASE NA AVALIAÇÃO DE VOLUMES CALCULADOS PARA ZONAS PLUVIAIS HOMOGÊNEAS DISTINTAS

Autores

  • Amanda Bezerra de Sousa Universidade do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-5939-0264
  • Cícero Onofre de Andrade Neto UFRN.
  • Adelena Gonçalves Maia UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21599

Resumo

A utilização de água de chuva de cisternas é uma solução alternativa para o abastecimento de água. Um sistema de captação de água de chuva deve ser criteriosamente projetado, adotando-se um método de cálculo adequado e considerando todos os parâmetros de projeto, como área de captação, demandas de água e características pluviais. Este trabalho teve como objetivo analisar métodos diferentes de dimensionamento de cisternas aplicados em zonas pluviais homogêneas distintas, a fim de avaliar a variação dos volumes para cada zona e para cada método, como base de análise. A partir da análise da variação dos volumes, das precipitações e dos valores de PCD, foi possível constatar que a distribuição da precipitação (PCD), nesses casos, teve mais influência no volume necessário da cisterna do que o valor de precipitação média, comprovando que não se deve padronizar o mesmo volume de cisterna para regiões pluviais diferentes. Quatro dos métodos analisados foram considerados inadequados, mas os outros seis foram avaliados como satisfatórios, destacando-se quatro como os mais adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bezerra de Sousa, Universidade do Rio Grande do Norte

Engenheira Civil pela UFERSA (Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas) e Mestranda em Engenharia Sanitária pela UFRN (Centro de tecnologia).

Cícero Onofre de Andrade Neto, UFRN.

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Sanitária e Doutor em Recursos Naturais com concentração em qualidade e tratamento de águas. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Laboratório de Recursos Hídricos e Ambienta (LARHISA).

Adelena Gonçalves Maia, UFRN.

Engenheira Civil. Mestrado e doutora em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Engenharia Civil.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Sousa, A. B. de, Andrade Neto, C. O. de, & Maia, A. G. (2017). ANÁLISE DOS MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE CISTERNAS COM BASE NA AVALIAÇÃO DE VOLUMES CALCULADOS PARA ZONAS PLUVIAIS HOMOGÊNEAS DISTINTAS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 5(2), 147–160. https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21599

Edição

Seção

ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC