PROPOSTA DE UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE DESCARTE DE ÁGUA DE CHUVA: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21520Resumo
O aproveitamento da água de chuva pode atenuar crises de escassez de água, reduzir escoamentos superficiais e minimizar alagamentos em centros urbanos. Este trabalho traz resultados do desenvolvimento e aplicação de um sistema hidráulico, automático, para o descarte da água de escoamento pluvial inicial. No laboratório de Hidráulica e Hidrologia do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, foram feitos inicialmente testes em sistema piloto, com variações de vazão, para avaliar a funcionalidade do sistema proposto. Posteriormente, o sistema foi testado em uma edificação com cobertura de fibrocimento. Foram coletadas e analisadas amostras de água da chuva armazenada e descartada, incluindo parâmetros de cor, turbidez, pH, coliformes, entre outros. Constatou-se que o dispositivo funcionou adequadamente, desviando para descarte o volume de água esperado. Em termos de qualidade, a água armazenada na cisterna atendeu os valores prescritos na norma NBR 15527 (ABNT, 2007), exceto para os valores de cor e coliformes, aspectos que podem ser melhorados combinando incremento no volume descartado com a desinfecção da água armazenada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).