SISTEMAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA PARA CONSUMO HUMANO E OS FATORES QUE INFLUENCIAM O SEU USO E FUNCIONAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21601Resumo
O uso de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano tem sido fundamental para a população rural do Semiárido Brasileiro, contudo, requer alguns cuidados com o manuseio do sistema e da água armazenada. A presente pesquisa objetivou analisar os fatores intervenientes do uso e funcionamento dos sistemas de captação de água da chuva construídos pelo P1MC. A metodologia adotada pautou-se na análise estrutural dos fatores associada à aplicação de um painel de especialistas e um Grupo Focal. Os resultados sinalizaram que fatores como educação sanitária e ambiental, assistência municipal pós-construção e a participação social são forças motrizes capazes de promover mudanças mais significativas para o uso e funcionamento das cisternas, enquanto que a qualidade e quantidade da água, manutenção do sistema pelo usuário e a existência de barreiras sanitárias são fatores fortemente dependentes da forma como as cisternas são usadas e de seu funcionamento, segundo a reflexão coletiva. Ações estratégicas do Poder Público direcionadas a esses fatores podem contribuir para uma maior efetividade dos sistemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).