Capital, educação pública e trabalho: estratégia neoliberal como legitimadora da precarização do trabalho no Novo Ensino Médio na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51336Palavras-chave:
Capital, Educação, trabalho, Novo Ensino MédioResumo
Este artigo analisa as relações entre capital, educação pública e trabalho no contexto das transformações estruturais da acumulação. Assim, a ofensiva neoliberal torna o complexo da educação em nicho lucrativo para conglomerados capitalistas, bem como usa-o como catalisador da ideologia hegemônica. A abordagem marxiana, aqui adotada, articula as tendências gerais da crise do capital às particularidades curriculares da educação paraibana. A pesquisa bibliográfica, documental e as experiências nas formações continuadas para a implementação do Novo Ensino Médio consistem nos procedimentos metodológicos, que permitem entender as mudanças no ensino público como expressão do projeto hegemônico voltado a adaptar as relações sociais a um mundo da precarização.
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