A educação bancária, "com um Itaú de vantagens"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43748

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Privatização.

Resumo

Resumo: O artigo apresenta a privatização da educação em curso como processo de subsunção empresarial do trabalho social, a partir de um estudo das mudanças da relação entre trabalho e educação diante de dois processos simultâneos, presididos por empresas e bancos: a criação de um mercado de trabalho informal de educação e a subordinação da educação formal estatal. A exposição se divide em duas partes, que correspondem ao duplo aspecto da transformação, o exame do trabalho educativo, seguido da análise da formação da juventude trabalhadora. Tendo por objeto os trabalhos sociais do Itaú, parte-se da conversão da metáfora Freireana em expressão da reconfiguração material da educação e conclui-se com os efeitos regressivos na relação entre as classes.

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Biografia do Autor

Carolina de Roig Catini, FE-UNICAMP

Professora do departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Pesquisadora e Vice Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS), criado em 2018. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Trabalho e Educação no Programa de Pós graduação da FE-UNICAMP. Formada em pedagogia (2004), mestre em Sociologia da Educação (2008) e doutora na área de Educação, Estado e Sociedade (2013), todos realizados na Faculdade de Educação da USP. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado sobre a privatização da educação vinculada ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris - CRESPPA/CNRS (2019-2020). Experiência como educadora, professora e pesquisadora da educação formal e não formal, dedicada ao estudo das relações educativas e das mudanças na forma social da educação a partir da crítica das categorias trabalho, direito, tempo. Atualmente dedica-se à pesquisas relacionada à privatização da educação estatal e ao empreendedorismo na formação de trabalhadores/as

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Catini, C. de R. (2021). A educação bancária, "com um Itaú de vantagens". Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 90–118. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43748