A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL

Autores

  • Ana Carolina Galvão Marsiglia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) http://orcid.org/0000-0001-8451-8269
  • Leonardo Docena Pina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Avançado Conselheiro Lafaiete.
  • Vinícius de Oliveira Machado Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Marcelo Lima Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21835

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Concepção de currículo. Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios presentes na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos, por meio da análise documental dos fundamentos pedagógicos de sua segunda versão e estrutura geral da terceira versão, demonstrar que a sua elaboração atende aos interesses da classe empresarial e é mais um episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Ao mesmo tempo, a partir de referências da pedagogia histórico-crítica, apontamos uma concepção curricular que defende que o principal objetivo da educação escolar é propiciar à classe trabalhadora o domínio dos conhecimentos clássicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Pedagogia pela Unesp (Bauru) e Doutora em Educação Escolar pela Unesp (Araraquara). Realizou estudos de Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 2015 e 2016. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, na linha de pesquisa Docência, currículo e processos culturais. É líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar, membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES) e do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. Seus estudos enfocam a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e questões do desenvolvimento humano na perspectiva da psicologia histórico-cultural.

Leonardo Docena Pina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Avançado Conselheiro Lafaiete.

Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Avançado Conselheiro Lafaiete e integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (UFJF). Seus principais temas de estudo são Trabalho e Educação, Política Educacional e Didática da Educação Física.

Vinícius de Oliveira Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciado em História, mestrando do Programa Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Docência, currículo e processos culturais. Durante a graduação, participou por dois anos do Grupo de Pesquisa "A Formação da Classe Trabalhadora Capixaba", Desde de 2015 é membro do Grupo de Pesquisa "Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar".

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFES. É doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, na linha de pesquisa Política, História e Cultura. Membro do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho, Coordenador do Lagebes, membro do GT 09 da Anped, vice-lider do grupo Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Marsiglia, A. C. G., Pina, L. D., Machado, V. de O., & Lima, M. (2017). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 107–121. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21835