As bolsas, o crédito e os fundos: a financeirização do ensino superior no capitalismo dependente no Brasil

Autores

  • Tatiana Brettas Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.36402

Palavras-chave:

Neoliberalismo, financeirização, ensino superior.

Resumo

As mudanças na educação, e no ensino superior em particular, estabelecidas no neoliberalismo, estão relacionadas a um contexto mais geral de financeirização no Brasil, com desdobramentos sobre a relação entre produção e finanças, bem como sobre a configuração do Estado e o destino dos recursos do fundo público. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar a financeirização do ensino superior brasileiro no neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Tatiana Brettas, Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Economista e Assistente Social, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UERJ. Professora do Departamento de Política Social e Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-04-21

Como Citar

Brettas, T. (2019). As bolsas, o crédito e os fundos: a financeirização do ensino superior no capitalismo dependente no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 7–18. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.36402