Projeto neoliberal, ensino remoto e pandemia: professores entre o luto e a luta

Autores

  • Juliana Iglesias Melim Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Lívia de Cássia Godoi Moraes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43547

Palavras-chave:

pandemia de covid-19, ensino remoto, educação à distância, política educacional, reconversão docente

Resumo

O artigo tem por objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre a educação no Brasil, apresentar hipóteses e reflexões sobre a implementação ensino remoto no contexto da pandemia de covid-19. Através do materialismo histórico dialético, buscou-se desvendar determinações desse processo recente em um plano histórico mais amplo, de interesses e políticas educacionais de cariz neoliberal. A principal hipótese é a de que há um projeto em curso que privilegia a educação à distância como forma de desqualificação e apagamento dos professores/as enquanto potencial crítico e de luta. A implementação do ensino remoto em meio à crise sanitária seria um laboratório, bem como um acelerador do projeto do capital para a educação.

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Biografia do Autor

Juliana Iglesias Melim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Teoria Social Crítica, Serviço Social e Política Social - Interfaces e Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Serviço Social da UFES.

Lívia de Cássia Godoi Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Melim, J. I., & Moraes, L. de C. G. (2021). Projeto neoliberal, ensino remoto e pandemia: professores entre o luto e a luta. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 198–225. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43547