QUE CORPOS SÃO ESSES? A percepção do corpo deficiente e suas possibilidades
Resumo
Que corpo é este denominado “deficiente”? Que metodologia de trabalho poderia ser aplicada para desenvolver atividades teatrais junto a pessoas com Deficiência Intelectual? Quais as possibilidades performativas destes corpos? A profundidade que pode conter cada um destes questionamentos e suas implicações orienta o presente texto, sem a intenção de produzir respostas absolutas, mas expandindo a reflexão em busca de um teatro feito por pessoas com capacidades psicomotoras distintas, sem o estigma do assistencialismo, sem a classificação ultrapassada de “pessoas especiais”, mas visando a sua qualidade técnica, artística e o seu acolhimento. Serão abordados referenciais teóricos contemporâneos que se harmonizam à experiência prática, realizada a partir de oficinas permanentes de teatro que acontecem desde 2014 na APABB RS junto a este público. PALAVRAS-CHAVE: Corpo. Deficiência intelectual. Performance. Teatro. Inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).