n. 43 (2019): Dar ao pente funções de não pentear nos multi-trans-lugares de PROCESSOS CRIATIVOS CÊNICOS

					Visualizar n. 43 (2019): Dar ao pente funções de não pentear nos multi-trans-lugares de PROCESSOS CRIATIVOS CÊNICOS

Na Edição número 43 do Cadernos do GIPE-CIT, reunimos escritas de pesquisadoras e pesquisadores que discutam e problematizem questões relativas a multi-trans-lugares em processos criativos cênicos na contemporaneidade. Tomando emprestado o provocativo verso de Manoel de Barros em sua didática da invenção, interessou-nos enfatizar experiências que envolvam abordagens contemporâneas e diversas, práticas artísticas que integrem diferentes aspectos do ser humano no palco ou além dele. Improvisação e acaso, tempo-espaço e lugar como integrantes do jogo cênico, bem como todas as inter-relações e possibilidades artísticas, cênicas, musicais e performativas, em aportes teóricos e técnicos com seus desdobramentos composicionais. Também suas implicações principalmente poéticas, para além de estéticas, ou pedagógicas, éticas, sociais, políticas e institucionais. Foram aceitos trabalhos que envolvam teorias de processo criativo em práticas cênicas, com arcabouço transdisciplinar ou multidisciplinar na especificidade de cada tema ou objeto proposto, podendo integrar variados aspectos da cena, do ser humano em contexto criativo, individual ou coletivo, pedagógico ou de autoconhecimento.  Organização: Sônia Rangel e Daniel Becker Denovaro                                                         

EDITORIAL - Sônia Lúcia Rangel, Daniel Becker Denovaro

POR UM TEATRO EM TODOS OS CANTOS, POR UM TEATRO DE TODOS NOSSOS CANTOS: uma entrevista com o Gesto - Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido - César Augusto Paro

O PROBLEMA É PORQUE SOU LÚCIDO?!: a performance-ritual de um corpo diferenciado - Felipe Henrique Monteiro Oliveira

O PROCESSO CRIATIVO DA DANÇA-TEATRO: memórias, traços e reconstruções - Fernanda Veiga Motta

POÉTICAS DA PERCEPÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM AS MATERIALIDADES: da prática artística à formação do atuante - Lenine Guevara Oliveira e Salvador

A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA HUMANA COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR NA CONSTRUÇÃO DA POÉTICA DE CRIAÇÃO DE UM PERSONAGEM APLICADA ATRAVÉS DO MÉTODO CHUBBUCK - Luiz Gustavo Grangeiro

ESQUADRÃO DA VIDA: a ética como paixão transformadora no teatro - Maíra Oliveira

TRAVESSIA: composições imprevisíveis em contato - Marina Trindade Cruz

VESTÍGIOS DOS CACOS DE UMA POÉTICA CÊNICA PARA O SENTIR - Mauro César

A LUZ ALÉM DAS ONDAS: a interferência da iluminação cênica na cinética da cena - Otávio José Correia Neto

MADAME SATÃ: um olhar sobre a poética de Thiago Romero - Sophia Colleti Simões Vieira

DOIS DEDOS DE PROSA SOBRE A NOÇÃO DE ZÊNITE EPISTEMO-METODOLÓGICO: por um Galileu mais bem-humorado - Thales Branche Paes de Mendonça

PROCESSOS CRIATIVOS CÊNICOS E ENSINO DO TEATRO DE ANIMAÇÃO PARA MATURIDADE - Yarasarrath Alvim PC Lyra, Tércio Graciano Machado

Publicado: 2020-02-06