POÉTICAS DA PERCEPÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM AS MATERIALIDADES: da prática artística à formação do atuante

Autores

  • Lenine Guevara Oliveira e Salvador Universidade Federal da Bahia

Resumo

Como as materialidades e as imagens alteram e compõem para os processos de criação e percepção do artista da presença? A partir dessa questão, tomaram-se operações concretas com a imagem desde o campo da matéria linguística da palavra, na poesia de Manoel de Barros, à exploração das materialidades no campo das Artes Visuais propostas por Ana Mae Barbosa e pelos mestres da Bauhaus, Wassily Kandinsky e Oskar Schlemmer. Essa aproximação entre os estudos da percepção, imagem e presença ocorreu pelo compartilhamento da experiência artística de uma poética que dialoga com os estudos levantados e a intervenção urbana {pingos&pigmentos}, concebida por Rita Aquino junto ao Coletivo Construções Compartilhadas. Considerou-se que, atualmente, tais estudos se amparam no exercício docente de laboratórios de criação e visualidades da cena para atuantes no campo da dança. PALAVRAS-CHAVE: Poéticas. Imagem. Materialidades. Percepção. Presença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenine Guevara Oliveira e Salvador, Universidade Federal da Bahia

Professora da Escola de Dança da FUNCEB. Doutora e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da UFBA.

Downloads

Publicado

2020-02-06