TEATRO E MÚSICA EM TEMPOS REMOTOS: experimentos de uma pesquisa-ação

Auteurs

Résumé

Neste escrito será abordada uma experiência prática que deveria ter sido realizada de modo presencial, mas, por consequência da atual situação pandêmica da COVID-19, houve a necessidade de adaptação para o formato “virtual”. A partir dos estudos para preparação do corpo pensados por Constantin Stanislavski, e pelo conceito de atuação polifônica proposto por Ernani Maletta, a pesquisa-ação teve como objetivo compor o processo de construção do espetáculo Ânsia (Sarah Kane), da diretora Íris Faria. Tal ação vem como mais um elemento de fortalecimento e é resultante da sistematização de jogos teatrais a partir de elementos musicais para a preparação do corpo em processos criativos de teatro, estudo desenvolvido no processo de pesquisa da dissertação de mestrado da autora. PALAVRAS-CHAVE: Teatro. Música. Preparação do corpo. Experiência remota.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Andressa Menezes Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA); Mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA; Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié; Professora, atriz e musicista.

Références

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BARBA, Eugênio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo: Editora Hucitec, 1991.

CASTILHO, Jacyan. Ritmo e dinâmica no espetáculo teatral. – 1 ed. São Paulo: Perspectiva; Salvador: PPGAC/UFBA, 2013.

D’AGOSTINI, Nair. Stanislávski e o método de análise ativa: a criação do diretor e do ator. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.

MALETA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

MONSALÚ, Fabiana. O corpo híbrido do ator: do treinamento à organicidade para outras possibilidades da cena. – 2ed. São Paulo: Giostri, 2018.

[nome da autora removido para avaliação]. Polifonias do espetáculo: a música como dispositivo metodológico para a preparação do corpo em processos criativos de teatro com atrizes. 2021. 119f. Dissertação (mestrado). Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33546 Acesso em 07/07/2021.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

WITTER, Carlos Eduardo Souza Brocanella. O Ator Musical: a musicalidade na composição cênica. 2013. 201f. Dissertação (mestrado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Téléchargements

Publiée

2022-02-07