TEATRO E MÚSICA EM TEMPOS REMOTOS: experimentos de uma pesquisa-ação
Abstract
Neste escrito será abordada uma experiência prática que deveria ter sido realizada de modo presencial, mas, por consequência da atual situação pandêmica da COVID-19, houve a necessidade de adaptação para o formato “virtual”. A partir dos estudos para preparação do corpo pensados por Constantin Stanislavski, e pelo conceito de atuação polifônica proposto por Ernani Maletta, a pesquisa-ação teve como objetivo compor o processo de construção do espetáculo Ânsia (Sarah Kane), da diretora Íris Faria. Tal ação vem como mais um elemento de fortalecimento e é resultante da sistematização de jogos teatrais a partir de elementos musicais para a preparação do corpo em processos criativos de teatro, estudo desenvolvido no processo de pesquisa da dissertação de mestrado da autora. PALAVRAS-CHAVE: Teatro. Música. Preparação do corpo. Experiência remota.
Downloads
References
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BARBA, Eugênio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo: Editora Hucitec, 1991.
CASTILHO, Jacyan. Ritmo e dinâmica no espetáculo teatral. – 1 ed. São Paulo: Perspectiva; Salvador: PPGAC/UFBA, 2013.
D’AGOSTINI, Nair. Stanislávski e o método de análise ativa: a criação do diretor e do ator. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.
MALETA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
MONSALÚ, Fabiana. O corpo híbrido do ator: do treinamento à organicidade para outras possibilidades da cena. – 2ed. São Paulo: Giostri, 2018.
[nome da autora removido para avaliação]. Polifonias do espetáculo: a música como dispositivo metodológico para a preparação do corpo em processos criativos de teatro com atrizes. 2021. 119f. Dissertação (mestrado). Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33546 Acesso em 07/07/2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
WITTER, Carlos Eduardo Souza Brocanella. O Ator Musical: a musicalidade na composição cênica. 2013. 201f. Dissertação (mestrado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).