PELA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROCESSOS CRIATIVOS: corpo e tecnologias digitais em diálogo

Autores/as

  • Marcela Capitanio Trevisan Universidade Federal da Bahia

Resumen

Entrelaçando vestígios de uma experiência artística da autora, realizada durante a pandemia mundial de COVID-19, com teorias a respeito das crenças defendidas por tecnoclastas e tecnófilos, o seguinte ensaio constrói uma crítica que traz à luz alguns pré-conceitos surgidos de tais pensamentos e mostra-se a favor da interdisciplinaridade nas Artes Cênicas como forma possível de se criar e realizar dentro do período pandêmico. Promovendo atenção especial às artes que carregam consigo aspectos e elementos performativos e digitais, e abordando o corpo e a cognição através do entendimento de Embodiment, argumenta-se como as tecnologias eletrônicas e digitais, desde o descobrimento da eletricidade, redimensionaram o ser e estar do humano no mundo, modificando suas percepções e introduzindo novas metáforas. Utilizando termos e conceitos denominados e desenvolvidos por Ivani Santana no aprofundamento destas reflexões, focaliza-se no hibridismo do corpo humano com a tecnologia digital como aspecto catalizador para a interdisciplinaridade, encontrando ainda a necessidade de uma nova ontologia para tal arte. PALAVRAS-CHAVE: Artes Cênicas. Interdisciplinaridade. Cognição. Arte digital.

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Biografía del autor/a

Marcela Capitanio Trevisan, Universidade Federal da Bahia

 Atriz, performer, dançarina, pesquisadora e bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marcela Trevisan é Mestranda do PPGAC/UFBA, sob orientação da professora Dra. Ivani Santana e integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP Poética), coordenado pela citada orientadora. Foi integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo na Arte, coordenado pela professora Dra. Janaína Trasel Martins. Suas pesquisas e práticas artísticas têm enfoque nas áreas de teatro, dança, performance e audiovisual.

Publicado

2022-02-07