PELA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROCESSOS CRIATIVOS: corpo e tecnologias digitais em diálogo
Abstract
Entrelaçando vestígios de uma experiência artística da autora, realizada durante a pandemia mundial de COVID-19, com teorias a respeito das crenças defendidas por tecnoclastas e tecnófilos, o seguinte ensaio constrói uma crítica que traz à luz alguns pré-conceitos surgidos de tais pensamentos e mostra-se a favor da interdisciplinaridade nas Artes Cênicas como forma possível de se criar e realizar dentro do período pandêmico. Promovendo atenção especial às artes que carregam consigo aspectos e elementos performativos e digitais, e abordando o corpo e a cognição através do entendimento de Embodiment, argumenta-se como as tecnologias eletrônicas e digitais, desde o descobrimento da eletricidade, redimensionaram o ser e estar do humano no mundo, modificando suas percepções e introduzindo novas metáforas. Utilizando termos e conceitos denominados e desenvolvidos por Ivani Santana no aprofundamento destas reflexões, focaliza-se no hibridismo do corpo humano com a tecnologia digital como aspecto catalizador para a interdisciplinaridade, encontrando ainda a necessidade de uma nova ontologia para tal arte. PALAVRAS-CHAVE: Artes Cênicas. Interdisciplinaridade. Cognição. Arte digital.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).