A PRÁTICA URBANA COMO PESQUISA PELA/NA CIDADE: a perspectiva do sensível através de corpos com deficiências
Abstract
Propõe-se investigar a prática urbana como pesquisa pela/na cidade a partir das pessoas com deficiências, que usufruem da cidade como um espaço sensível e de ocupação para a realização de propostas associadas à prática e à pesquisa. Para tanto, foram realizadas entrevistas com dois artistas, Edu O. (BA) e Estela Lapponi (SP), bem como foi apreciado o processo de pesquisa da encenação somático-performativa Cidade Cega (BA), considerando a vivência e a experiência de cada um relacionadas com a arte na cidade; através da discussão sobre a intervenção urbana pela perspectiva de corpos não normativos. Sendo assim, esta escrita é organizada pela prática, a partir de experiências e vivências oriundas dos trabalhos e ações realizadas pelos artistas, abordando questões de acessibilidade dos corpos de pessoas com deficiências na cidade. PALAVRAS-CHAVE: Intervenção Urbana. Cidade. Pessoa com deficiência.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).