A PRÁTICA URBANA COMO PESQUISA PELA/NA CIDADE: a perspectiva do sensível através de corpos com deficiências

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira da Silva Universidade Federal do Acre
  • Natália Agla Angelim de Oliveira Universidade Estadual da Bahia
  • Everton Lampe de Araújo Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Propõe-se investigar a prática urbana como pesquisa pela/na cidade a partir das pessoas com deficiências, que usufruem da cidade como um espaço sensível e de ocupação para a realização de propostas associadas à prática e à pesquisa. Para tanto, foram realizadas entrevistas com dois artistas, Edu O. (BA) e Estela Lapponi (SP), bem como foi apreciado o processo de pesquisa da encenação somático-performativa Cidade Cega (BA), considerando a vivência e a experiência de cada um relacionadas com a arte na cidade; através da discussão sobre a intervenção urbana pela perspectiva de corpos não normativos. Sendo assim, esta escrita é organizada pela prática, a partir de experiências e vivências oriundas dos trabalhos e ações realizadas pelos artistas, abordando questões de acessibilidade dos corpos de pessoas com deficiências na cidade. PALAVRAS-CHAVE: Intervenção Urbana. Cidade. Pessoa com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre

É encenador, performer, ator, produtor cultural. Docente Adjunto do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (PDSE-CAPES); Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2006-2011).

Natália Agla Angelim de Oliveira, Universidade Estadual da Bahia

É atriz e bailarina na Cia de Dança do SESC Petrolina – PE. Em 2021, integrou o Coletivo de Casa de Artista Independentes com o espetáculo Andanças: Minhas Origens Sagradas. Discente do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual da Bahia. Durante o período, foi bolsista nos Projetos de Extensão – Teatro e Educação Inclusiva: uma proposta pedagógica na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Senhor do Bonfim, no ano de 2019, e A experiência da Mediação Cultural como exercício para a formação artística e cidadã, no ano de 2021. Bolsista de Iniciação Científica do projeto A Intervenção Urbana pela perspectiva do Sensível na Cidade (2020).

Everton Lampe de Araújo, Universidade do Estado de Santa Catarina

 Atualmente é professor colaborador do Departamento de Ensino do Teatro – Universidade Federal da Bahia – UFBA (2022). Doutor em Teatro na linha de pesquisa Imagens Políticas no PPGT da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2021). Possui mestrado também pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro – PPGT – UDESC (2017). Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2014).

Downloads

Publicado

2022-12-30