PESQUISANDO SOBRE PESQUISAS: o paradigma da decolonialidade no campo das Artes da Cena (2011-2021)
Resumo
Este artigo busca compartilhar apontamentos sobre a existência de uma possível expansão do debate decolonial no campo das Artes da Cena no Brasil. Nosso interesse é verificar a variação de frequência a partir da qual o paradigma da decolonialidade passou a ser utilizado para elaborar críticas aos efeitos do colonialismo. O objetivo é realizar uma breve análise dos textos publicados nos Anais de Congressos e Reuniões Científicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), no período estabelecido entre 2011 e 2021, buscando identificar a ocorrência de uma suposta expansão do uso do paradigma da decolonialidade nas pesquisas desenvolvidas no contexto da cena. Parte-se da seguinte questão: “Em que medida o paradigma da decolonialidade tem se estabelecido como perspectiva crítica às opressões sistêmicas no panorama das Artes da Cena?”. Pressupõe-se que o expressivo recrudescimento das práticas de pesquisa, orientadas pelo paradigma da decolonialidade na área das Artes, revela um esforço que visa à redução das desigualdades na produção do conhecimento inovador e a circulação de referências não hegemônicas na área de Artes. PALAVRAS-CHAVE: Decolonialidade. Artes da Cena. Pesquisa. ABRACE.
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