PESQUISANDO SOBRE PESQUISAS: o paradigma da decolonialidade no campo das Artes da Cena (2011-2021)

Autores

  • Victor Hugo Neves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2622-1277
  • Sávio Farias Universidade Federal da Bahia/Universidade Regional do Cariri

Resumo

Este artigo busca compartilhar apontamentos sobre a existência de uma possível expansão do debate decolonial no campo das Artes da Cena no Brasil. Nosso interesse é verificar a variação de frequência a partir da qual o paradigma da decolonialidade passou a ser utilizado para elaborar críticas aos efeitos do colonialismo. O objetivo é realizar uma breve análise dos textos publicados nos Anais de Congressos e Reuniões Científicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), no período estabelecido entre 2011 e 2021, buscando identificar a ocorrência de uma suposta expansão do uso do paradigma da decolonialidade nas pesquisas desenvolvidas no contexto da cena. Parte-se da seguinte questão: “Em que medida o paradigma da decolonialidade tem se estabelecido como perspectiva crítica às opressões sistêmicas no panorama das Artes da Cena?”. Pressupõe-se que o expressivo recrudescimento das práticas de pesquisa, orientadas pelo paradigma da decolonialidade na área das Artes, revela um esforço que visa à redução das desigualdades na produção do conhecimento inovador e a circulação de referências não hegemônicas na área de Artes. PALAVRAS-CHAVE: Decolonialidade. Artes da Cena. Pesquisa. ABRACE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Artista e Pesquisador em Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes (PROF-Artes/UFPB). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) com estágio doutoral em Antropologia da Dança na Université Paris-Nanterre. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2011). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Lidera o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (CNPq/UFPB), onde desenvolve investigações sobre os efeitos das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e o projeto de extensão Coletivo de Dança Redemoinho (UFPB).

Sávio Farias, Universidade Federal da Bahia/Universidade Regional do Cariri

Artista e Pesquisador das Artes da Cena. Professor Substituto do Departamento de Teatro do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutorando e Mestre em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA); Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (PPGDan-UFBA); Licenciado e Bacharel em Teatro (UFPB).      

Downloads

Publicado

2023-06-02