DRAMATIZAÇÃO DE CONTOS FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Theda Cabrera

Resumo

Esta comunicação tem como base minha pesquisa na utilização da dramatização (CABRERA, 2015) de contos filosóficos (CARRIÈRE, 2004, 2008) como campo de experiência na formação inicial de educadores. Para isto a pesquisadora conduziu atividades de extensão universitária no núcleo de dramatização de contos do Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação e cultura – FE/USP entre 2012 e 2016, junto a estudantes de pedagogia, licenciandos e comunidade. Os principais eixos metodológicos da pesquisa foram: 1) a parte empírica da pesquisa, dramatização de contos filosóficos junto aos educadores em formação inicial; 2) o diálogo entre a parte empírica e seus registros com o referencial teórico hermenêutico-fenomenológico. Constatou-se que, ao dramatizar as situações dos contos selecionados, o educador em formação inicial pode vislumbrar outros modos possíveis de ser (MERLEAU-PONTY, 1992) educador, interessando-se em iniciar-se na mestria (GUSDORF, 2003). A experiência partilhada pelos educadores em formação inicial os tocou num processo de ensino/aprendizagem significativo que, para muito além dos recursos apenas teóricos, pôde prepará-los para uma escuta atenta e uma prática mais coerente com outras possibilidades educativas.

Palavras-chave: Dramatização. Contos filosóficos. Formação de Professores. Mestria. Experiência.a

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theda Cabrera

Theda Cabrera é artista-educadora, narradora de histórias de tradição oral, professora e pesquisadora em Artes Cênicas. Pós-Doutoranda (2016-2017) e Doutora em Educação (2011- 2015) pela USP, Mestre (2002-2004) e Bacharel (1997-2000) em Artes Cênicas pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2020-02-07