DRAMATIZAÇÃO DE CONTOS FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Esta comunicação tem como base minha pesquisa na utilização da dramatização (CABRERA, 2015) de contos filosóficos (CARRIÈRE, 2004, 2008) como campo de experiência na formação inicial de educadores. Para isto a pesquisadora conduziu atividades de extensão universitária no núcleo de dramatização de contos do Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação e cultura – FE/USP entre 2012 e 2016, junto a estudantes de pedagogia, licenciandos e comunidade. Os principais eixos metodológicos da pesquisa foram: 1) a parte empírica da pesquisa, dramatização de contos filosóficos junto aos educadores em formação inicial; 2) o diálogo entre a parte empírica e seus registros com o referencial teórico hermenêutico-fenomenológico. Constatou-se que, ao dramatizar as situações dos contos selecionados, o educador em formação inicial pode vislumbrar outros modos possíveis de ser (MERLEAU-PONTY, 1992) educador, interessando-se em iniciar-se na mestria (GUSDORF, 2003). A experiência partilhada pelos educadores em formação inicial os tocou num processo de ensino/aprendizagem significativo que, para muito além dos recursos apenas teóricos, pôde prepará-los para uma escuta atenta e uma prática mais coerente com outras possibilidades educativas. PALAVRAS-CHAVE: Dramatização. Contos filosóficos. Formação de Professores. Mestria. Experiência.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).