DRAMATIZAÇÃO DE CONTOS FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs

  • Theda Cabrera Universidade de São Paulo

Résumé

Esta comunicação tem como base minha pesquisa na utilização da dramatização (CABRERA, 2015) de contos filosóficos (CARRIÈRE, 2004, 2008) como campo de experiência na formação inicial de educadores. Para isto a pesquisadora conduziu atividades de extensão universitária no núcleo de dramatização de contos do Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação e cultura – FE/USP entre 2012 e 2016, junto a estudantes de pedagogia, licenciandos e comunidade. Os principais eixos metodológicos da pesquisa foram: 1) a parte empírica da pesquisa, dramatização de contos filosóficos junto aos educadores em formação inicial; 2) o diálogo entre a parte empírica e seus registros com o referencial teórico hermenêutico-fenomenológico. Constatou-se que, ao dramatizar as situações dos contos selecionados, o educador em formação inicial pode vislumbrar outros modos possíveis de ser (MERLEAU-PONTY, 1992) educador, interessando-se em iniciar-se na mestria (GUSDORF, 2003). A experiência partilhada pelos educadores em formação inicial os tocou num processo de ensino/aprendizagem significativo que, para muito além dos recursos apenas teóricos, pôde prepará-los para uma escuta atenta e uma prática mais coerente com outras possibilidades educativas. PALAVRAS-CHAVE: Dramatização. Contos filosóficos. Formação de Professores. Mestria. Experiência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Theda Cabrera, Universidade de São Paulo

Theda Cabrera é artista-educadora, narradora de histórias de tradição oral, professora e pesquisadora em Artes Cênicas. Pós-Doutoranda (2016-2017) e Doutora em Educação (2011- 2015) pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre (2002-2004) e Bacharel (1997-2000) em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Capinas (Unicamp).

Téléchargements

Publiée

2020-02-06